Os cidadãos araputanguenses terão acesso a testes rápidos e vacinação em praça pública no município de Araputanga(a 345 km de Cuiabá). A Campanha Julho Amarelo, que também visa à conscientização sobre as Hepatites Virais, acontecerá nos dias 14 e 15 de julho na Praça Romeu Furlan.
Instituída no Brasil pela Lei n.º 13.802/2019, a campanha Julho Amarelo foi e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenir e controlar as hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou por uso de medicamentos, álcool e outras drogas, como também por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
A doença nem sempre apresenta sintomas, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
— Leia também: 2ª Edição da Festa do Leite de Araputanga será realizada nos dias 21 e 22 de julho
Durante a campanha em praça pública, que acontece na sexta-feira, 14 de julho, das 8h às 19h, e no sábado, dia 15, das 8h às 12h, serão disponibilizados testes rápidos de Hepatites B e C, HIV, Sífilis e atualização do cartão vacinal adulto e idoso, com disponibilidade das vacinas de Hepatite B, Tétano, Reforço Pfizer Bivalente (Covid-19) e Gripe.
Para realizar os testes rápidos e atualização vacinal, é necessário comparecer ao local com Cartão Nacional do SUS (CNS) e/ou CPF.
A Universidade Federal de Mato Grosso possui 55 anos de história e, ao longo desse tempo, tem realizado importantes contribuições para Mato Grosso e para o Brasil. A instituição foi responsável por formar importantes lideranças políticas, sociais e empresariais. Além disso, as pesquisas desenvolvidas fomentaram o desenvolvimento de todas as áreas do estado. Foram inúmeros projetos, publicações e consultorias desenvolvidas...
O Ministério Público de Mato Grosso, através da 5ª Promotoria Criminal de Sinop, denunciou um professor por envolvimento com uma organização criminosa que atuava dentro do ambiente escolar. De acordo com a investigação, ele teria exercido um papel de liderança no grupo, utilizado arma de fogo para facilitar as atividades ilegais e recrutado adolescentes para participar das ações criminosas, incluindo...
Vítima é identificada pelas impressões digitais
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.