logo

Regional

Com aval de doutor Leonardo, Consórcio de Saúde assumirá o Hospital Regional


Por Jardel P. Arruda/Assessoria de Imprensa/

img

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) vai assumir o gerenciamento do Hospital Regional de Cáceres a partir do dia 1º outubro, no lugar Congregação Santa Catarina, cuja gestão encerra no fim de setembro. Com isso, as cerca de 400 mil pessoas dos 24 municípios que tem a unidade como referência não ficarão sem atendimento nem um dia.

O Termo de Convênio entre o CISOMT e a Secretaria de Estado de Saúde foi assinado na manhã desta terça-feira (12),  na sede da SES. Conforme o documento, a gestão do Hospital Regional de Cáceres será compartilhada, cabendo ao Estado o pagamento dos servidores de carreira e manterá o repasse de recursos, que por sua vez serão administrados pelo consórcio.

Esse acordo foi costurado em reunião na segunda-feira (11), em reunião realizada com a interlocução do deputado estadual Dr. Leonardo Albuquerque, entre o presidente do CISOMT, prefeito Ronaldo Floreano, de São José dos Quatro Marcos, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares.

"Na busca de solução para garantir o atendimento e não ficar nenhum dia sem atendimento, será uma gestão compartilhada. Ou era nós, ou o caos. A gestão é do Estado, Secretaria de Saúde, e o gerenciamento do CISOMT. Lembrando que a gestão, o hospital, o patrimônio, é do Estado. Somente a gerencia, manter as metas e políticas públicas determinadas ficará a cargo do CISOMT", afirmou o deputado Leonardo Albuquerque.

A duração do convênio é de até 24 meses, podendo ser interrompido antes caso o Estado adote nova forma de gerenciar todas as unidades estaduais de saúde. Até o dia 30 de setembro, equipes da SES e do CISOMT vão trabalhar na transição da administração.

Os funcionários serão selecionados através de processo seletivo. De acordo com Ronaldo Floreano, parte dos atuais contratados pode ser aproveitada. Além disso, os diretores deverão ter experiência com administração pública.

"Por iniciativa do deputado Dr. Leonardo, junto ao governador do Estado e o secretário de Saúde, foi feita a assinatura do termo de convênio para que o consórcio faça o gerenciamento do Hospital Regional de Cáceres. O consócio vai formar uma equipe de administração hospitalar que tenha know how, expertise e experiência adequada para fazer o atendimento e gerenciamento para que os serviços possam ser melhorados e as ofertas ampliadas", garantiu Ronaldo.

O municípios atendidos pelo consórcio são Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D´Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade e Rondolândia. Os municípios bolivianos San Matias e San Ignacio de Velasco também são atendidos.

Publicações Oficiais

Licença Prévia nº 319429/2025 - SEMA/MT

 A empresa CGH SALOBA ENERGÉTICA SPE LTDA., inscrita no CNPJ nº 45.485.780/0001-45, torna público que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, a Licença Prévia nº 319429/2025, para o empreendimento CGH SALOBA, localizado no rio Cabaçal, município de Reserva do Cabaçal – MT.


MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.