logo

CONSULTA POPULAR

Comunidade escolar aprova o modelo cívico-militar para escola em Araputanga

Por meio de votação secreta, os participantes decidiram sobre a proposta do Governo do Estado para 28 escolas.


Por Redação Popular Online

img

Reprodução

Por meio de votação secreta, pais e alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Araputanga decidiram sobre a proposta de conversão da unidade em modelo de gestão cívico-militar, apresentada pelo o Governo de Mato Grosso.  

 

A consulta pública contou com a participação de 672 pessoas, incluindo pais, responsáveis, estudantes maiores de 16 anos e profissionais da educação. O resultado foi amplamente favorável à mudança, com 589 votos a favor, 79 contra, 3 nulos e 1 voto em branco.

 

A votação ocorreu na última terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de maio entre participantes de 28 escolas do Estado.  
 

Em fevereiro deste ano, 32 escolas regulares passaram a compor o programa de Escolas Cívico-Militares em 24 municípios. De acordo com a Seduc, até o final de 2026, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades. 

 

Detalhes do modelo em MT:  

Gestão Compartilhada: A escola tem um diretor, que pode ser um profissional civil da educação ou um militar da reserva, e um coordenador pedagógico, que deve ser professor da educação básica.    

Professores e Militares: Os professores da rede estadual são responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva atuam como monitores, apoiando a organização e disciplina da escola.    

Uniforme: Os alunos utilizam um uniforme escolar, com características militares, como camisetas, calças e bonés.    

Objetivos: O modelo busca melhorar o desempenho escolar, reduzir a evasão e a violência, e promover a formação de cidadãos com valores como disciplina e respeito.    

Critérios de Escolha: As escolas cívico-militares são escolhidas com base em critérios como baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alunos em situação de vulnerabilidade social e áreas com desafios específicos.    

Resultados: O governo de MT afirma que o modelo tem demonstrado resultados positivos, com sete das 10 escolas com as melhores notas no Ideb de 2023 sendo cívico-militares.

 

Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.