Esta semana (dia 15), São José dos Quatro Marcos celebrou seu cinquentenário. As comemorações pelo aniversário da cidade começaram com o 4º Encontro da Juventude do Campo, realizado no último dia 10/06 e ações de Cidadania realizada em parceria com o Governo do Estado e entrega de Títulos de Cidadãos Quatromarquense.
No dia 15 de junho, data de aniversário da cidade, foi lançado o Selo Comemorativo aos 50 anos de fundação do município, lançamento do concurso do Hino Oficial do Município e o corte de um bolo de 50 metros. As festividades prosseguem até domingo (18), com atividades esportivas, competição da 4ª Etapa do Estadual de Motocross e revitalização de trecho das margens do Córrego São José.
"Os cinquenta anos de nosso município, o Jubileu de Ouro não poderia passar em branco e, mesmo no período de crise financeira as alternativas precisavam aparecer, e em reunião com secretários, fizemos uma parceria com todos os comerciantes parceiros de nosso município, servidores públicos para celebrar essa data", disse o prefeito.
Ronaldo Floreano destacou a importância da parceria, com o Governo do Estado, os Correios para o lançamento do selo dos 50 anos do município e os vereadores que aprovaram a Lei do Concurso para a criação do Hino Oficial do Município e a parceria com a 7ª Subseção da OAB que está revitalizando o Córrego São José, com limpeza e criando paisagismo as margens do córrego. “São todos ações importantes, porém, praticamente sem nenhum custo para o município", disse o gestor ao destacar a união da comunidade.
Resgate das tradições do município
Com a criação do Hino Oficial Municipal, cujo concurso será feito através de uma comissão e coordenado pelo Departamento de Cultura, a Prefeitura fará o lançamento do hino no 51º aniversário da cidade. "Vamos fazer uma parceria com as escolas municipais, estaduais, particulares, todas as instituições para que possamos resgatar as tradições de nosso município", afirmou.
A Secretária de Assistência Social Simone Floreano também destacou a importância da união de todos para a realização da solenidade comemorativa ao aniversário da cidade. "Contamos com pessoas que nos ajudou e juntos conseguimos realizar o sonho de nossa cidade, fazendo o bolo de 50 metros e com grande participação popular", afirmou agradecendo a Deus pelo momento de alegria e confraternização. "Agradeço primeiramente a Deus, aos colaboradores, a equipe da Prefeitura, Social, Educação, Obras, Agricultura, Cultura, todos que contribuíram", afirmou.
A Secretária Municipal de Educação, Cida Rézio considerou o momento muito importante e sendo a primeira vice-prefeita do município parabenizou a todos que se uniram para comemorar o aniversário da cidade. "Estamos muito felizes e desejamos muito sucesso ao povo quatromarquense, povo guerreiro, honesto e trabalhador", disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Moura destacou a importância da união de todos e agradeceu a Deus por ser filho de São José dos Quatro Marcos e ter a oportunidade de representar o município. "Aproveito a oportunidade para agradecer o prefeito, toda equipe do secretariado, os funcionários públicos que não tem medido esforços para colaborar, servindo o município e a Câmara Municipal não é diferente, estamos juntos com o prefeito, fazendo nosso trabalho, tentando levar aquilo que foi iniciado pelos nossos pioneiros", afirmou.
Conheça um pouco da história de São José dos Quatro Marcos
A cidade de São José dos Quatro Marcos, 315 km da capital, comemora nesse dia 15 de junho, 50º aniversário de fundação.
A área que compõe o território quatromarquense foi satélite de Vila Bela da Santíssima Trindade, nos tempos da capitania de Mato Grosso. O movimento colonizador moderno teve início por meio de legislação especial, a partir de 1946. Quem agiu na região ao norte de Cáceres, de modo intenso, foi a Comissão de Planejamento de Produção. O movimento na região de São José dos Quatro Marcos teve início como um desdobramento de atividades colonizadoras na região.
Os primeiros sinais de tomada de posse da terra, de modo efetivo, deram-se em 1962, quando Zeferino José de Matos adquiriu uma área de terras da Imobiliária Mirassol, sediada no Estado de São Paulo. Zeferino José de Matos foi o pioneiro de São José dos Quatro Marcos.
Em 1966, Zeferino Matos, Luiz Barbosa e Miguel Barbosa do Nascimento doaram 11,02 alqueires de terras para loteamento, a fim de se estabilizar um núcleo populacional. Na batida rudimentar do facão e da foice saiu o clareamento da mata, para logo o machado derrubar as necessárias árvores.
Foram fincados quatro marcos (sinal de demarcação) para balizarem os lotes rurais. As ruas abertas no alinhamento dos quatro marcos foram mais tarde denominadas Avenidas São Paulo e Bahia. Esses quatro marcos se prestaram para se denominar o povoado e depois o município. A denominação São José adveio do protetor escolhido pela população.
Em busca de terras boas para plantio foram chegando famílias de São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul e diversas outras regiões dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Em menor proporção, os nordestinos. Os primeiros produtos da terra foram: café, arroz, feijão e milho. Logo se assentou uma beneficiadora de arroz.
Em 1966, Luiz Barbosa cedeu terreno para a construção da primeira escola de pau-a-pique com cobertura de folha de babaçu. Chamava-se Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos e localizava-se na área central do povoado, precisamente numa das conjunções das atuais avenidas São Paulo e Bahia.
Francisco Paulo de Brito deu início às aulas. No entanto, antes do término do ano letivo, abandonou a profissão, interrompendo-se as aulas. Mas logo no ano seguinte, 1967, a escolinha reabriu. Os professores desta feita foram Nivaldo Mila e Maria Luiza da Silva.
Com o desenvolvimento do núcleo urbano, formou-se a Associação de Pais e Amigos do Bairro (APAB). Esta associação, com o apoio de Antonio Alvarez, então vereador do município de Cáceres, representando os interesses da Gleba de São José dos Quatro Marcos, solicitou ao governador José Manuel Fontanillas Fragelli a construção do prédio escolar condizente. Foram construídas, então, quatro salas de alvenaria.
Em 1968 concluiu-se a primeira estrada para Mirassol D´Oeste, facilitando o escoamento da produção de São José dos Quatro Marcos. Além da produção própria, provinda de afinco no trabalho do campo, a região toda crescia, favorecendo o crescimento conjunto.
O Estado de Mato Grosso, vendo a segurança de um futuro para a região, criou o município de Mirassol D´Oeste e nesta nova unidade municipal criou o distrito de São José dos Quatro Marcos, através da Lei nº 3.934, de 04 de outubro de 1977.
Mais dois anos e nascia o município, agora com a denominação simplificada para Quatro Marcos. Este fato deu-se através da Lei Estadual nº 4.154, de 14 de dezembro de 1979, de autoria do deputado Aldo Borges e sancionada pelo governador Frederico Campos.
Artigo 1º - Fica elevado à categoria de município, com o nome de Quatro Marcos o distrito de São José dos Quatro Marcos, criado como unidade integrante do município de Mirassol D´Oeste, pela Lei nº 3.934, de 04 de outubro de 1977.
A educação patrimonial e o combate ao bullying foram temas de uma palestra realizada pelo Promotor de Justiça Jacques de Barros Lopes nesta terça-feira (29), na Escola Estadual Bertoldo Freire, em São José dos Quatro Marcos (a 309 km de Cuiabá). Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 220 alunos, o membro do Ministério Público de Mato...
“A rodovia está abandonada pelo Governo do Estado e pelo deputado da região”, denunciou o vereador por Jauru, João Leite.
A execução aconteceu na casa do jovem por volta das 19h da última segunda-feira.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.