logo

“ENEM DOS CONCURSOS”

Concurso Unificado terá mais de 6,5 mil vagas em 20 órgãos federais

Com a unificação, os candidatos poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição


Por Redação Popular Online com G1

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Foi anunciado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que 20 órgãos vão participar da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o "Enem dos concursos públicos",previsto para ocorrer até março 2024.

 

A ideia é que, com a prova unificada, os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.

 

O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros.

 

No total, serão 6.590 vagas nesta primeira edição.

 

Veja os órgãos que aderiram ao 'Enem dos concursos' e as vagas:

 

InstituiçõesVagas
FUNAI502
INCRA742
MAPA520
MGI e transversais1480
MS220
MTE900
ANTAQ30
MDIC110
PREVIC40
ANEEL40
ANS35
IBGE895
MJSP130
MCTI296
MINC50
AGU400
MEC70
MDHC40
MPI30
MPO60
TOTAL6.590

 

Como vai funcionar a inscrição?

 

— Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.
— Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
— Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.
— Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
— O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, segundo o MGI.

 

Como será a prova?

 

— A prova será aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
— A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
— Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
— A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


SAÚDE PÚBLICA

Porto Esperidião se consolida como referência em atendimento especializado com espaço NeuroDiverso

Estrutura especializada busca estimular o desenvolvimento e a inclusão de crianças atendidas pela rede pública


ATUALIDADES

Mato Grosso registra 8 mortes por meningite e o maior número de casos dos últimos dois anos

Entre janeiro e abril, Mato Grosso registrou 18 casos de meningite em 2024 e 25 em 2025. Apesar do aumento em 2026, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que não há indicativo de surto no estado.


MATO GROSSO

PT aciona STF contra lei que proíbe a chamada "ideologia de gênero" nas escolas

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT-MT) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de medida cautelar, contra a Lei Estadual nº 13.284/2026, que proíbe o ensino de “ideologia de gênero” e temas relacionados, na rede pública e privada de ensino. Segundo a agremiação, a lei viola princípios constitucionais...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.