Dezenas de pessoas participaram na última sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022, da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental do município de Indiavaí (a 370km de Cuiabá). O evento, realizado na Escola Municipal Arthur Mezanini, reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais do setor de Saúde e da gestão municipal.
A conferência, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, teve como tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Foram abordados assuntos relacionados à saúde mental, ao direito a atenção integral e convivência comunitária, desinstitucionalização e garantia de financiamento público para a manutenção, além da ampliação da política pública de saúde mental no SUS.
Durante o encontro, foram aprovadas dezesseis propostas, que serão debatidas e defendidas na etapa estadual da conferência, que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de fevereiro deste ano.
Entre as propostas estão a realização de campanhas, explicando o que é saúde mental e informando o caminho ao tratamento, a criação de comissão de acompanhamento e monitoramento de saúde mental no município pelo Conselho Municipal de Saúde, garantia de orçamento para compras de medicamentos fármacos utilizados no tratamento de pacientes com transtornos mentais, criação e manutenção de mini Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para cidades com população menor que 15 mil habitantes que irá fortalecer o cuidado em liberdade e garantir o acesso a saúde mental a quem de direito.
O psicólogo e mestrando em saúde mental, Leonardo Martins de Oliveira, juntamente com o contador Maxsuel Monaski foram os palestrantes da 1ª Conferência Municipal de Saúde.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.