logo

PREVENÇÃO

Confirmado 2 casos de varíola dos macacos em Mato Grosso. Vacina deve chegar em setembro

Outros seis casos são investigados no Estado


Por Redação Popular Online com G1/MT

img

foto: freepik.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) confirmou dois casos positivos para varíola dos macacos em Mato Grosso. Segundo o órgão, ainda há a investigação de outros seis casos suspeitos. Os pacientes são moradores de Cuiabá e eram monitorados desde o dia 28 de julho.


São investigados dois casos suspeitos em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, três em Rondonópolis, a 218 da capital e um em Sorriso (MT).


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu o resultado positivo para dois casos de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos.

Vacina

As primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox, em inglês) destinadas ao Brasil deverão chegar em setembro, conforme o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros. Cerca de 20 mil doses desembarcarão no país em setembro; e 30 mil, em outubro.


Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.


Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.


Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.



Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.