logo

RISCO DE PUNIÇÃO

Conselho Nacional do Ministério Público investiga ex-promotor de Araputanga por “engavetar” denúncias

A investigação é para apurar a conduta do promotor enquanto ele trabalhou na Promotoria de São José do Rio Pardo.


Por Cíntia Borges | Mídia News

img

O promotor de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino. (Foto: Arquivo TV Popular Web)

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por unanimidade, pela instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta de promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino, enquanto ele trabalhou na Promotoria de São José do Rio Pardo. Rossi Pipino atuou no Município até agosto de 2020.

 

A decisão ocorreu na sessão desta terça-feira (9) e tem como relator do caso o conselheiro Ângelo Fabiano.

 

O PAD, na verdade, foi instaurado por iniciativa de promotor de Justiça Eduardo Martins Jacob Filho, também de São José do Rio Claro, que fez um pedido de revisão de um processo disciplinar arquivado.

 

O processo havia tramitado na Corregedoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso e foi arquivado em junho do ano passado.

 

Assim, o “novo” PAD irá reexaminar as condutas imputadas ao promotor, como o suposto desaparecimento de denúncias protocoladas por cidadão, ausência de registro de representações em sistema, inércia, excesso de prazo, erros de triagem e omissão nas áreas ambiental e infância e juventude.

 

Em seu voto, o relator do pedido de revisão, o conselheiro Ângelo Fabiano Farias sugeriu a aplicação da penalidade de suspensão por 30 dias ao promotor de Justiça.

 

A penalidade tem como argumento a violação, em tese, dos deveres funcionais de desempenhar com zelo e probidade as suas funções, de observar as formalidades legais no desempenho funcional e de não exceder, sem justo motivo, os prazos processuais nem adiar as respostas devidas à comunidade.

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


24 HORAS DE FUTSAL

Torneio acontece dias 4 e 5 de maio e distribuirá R$ 20 mil em prêmios em Indiavaí

As inscrições poderão ser feitas através dos celulares (65) 9 9805-6323 ou 9 9617-8665, com Gilmar Zola ou Adelson.


"PREÇO DA ESCURIDÃO"

Famílias rurais consideram indevida cobrança de iluminação pública na zona rural de Araputanga

Moradores de comunidades rurais no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) estão indignados com a cobrança de contribuição de iluminação pública. As famílias rurais consideram os valores cobrados indevidos e apontam inexistência na prestação do serviço. “A Energisa está me cobrando na conta de luz a contribuição de iluminação pública, mas moro em zona rural e nem sequer tem...


ARAPUTANGA

Ulisses Ferreira propõe emenda e projeto deverá ser alterado para evitar direcionamentos na saúde

Proposta do chefe do Poder Executivo visa à criação de função remunerada e redução de membros titulares com poder de decisão para alteração na organização do Conselho Municipal de Saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.