Numa perspectiva interdisciplinar, os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física realizaram no dia 8 de maio de 2018, por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Paulo Freire” (curso de Pedagogia) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física (GRUEFIS), o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para os coordenadores dos cursos, professores Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes e Edmur Carmona, este é um tema da atualidade e de interesse da formação de professores, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 15 de dezembro de 2017, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e apresenta as diretrizes para orientar a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, tanto nas escolas públicas quanto privadas.
Todas as escolas e redes de ensino deverão adaptar e rever os seus currículos em 2018 para iniciar a implementação da base em 2019/2020, tendo sua proposta de revisão num período de cinco anos. Segundo o documento, as escolas deverão organizar seus currículos “de acordo com a legislação e normas educacionais, bem como com suas concepções pedagógicas, agregando ou expandindo os objetivos de aprendizagem da BNCC, incluindo outros objetivos que contemplem as diferenças regionais e as necessidades específicas das comunidades atendidas”.
A professora Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes que fez a discussão e apresentação da BNCC no primeiro encontro, destacou a importância de compreender de que a BNCC não é currículo, e sim um conjunto de referenciais sobre os quais as escolas elaborarão suas propostas curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos. Segundo o documento, as escolas podem ampliar os conteúdos e outros que não estejam estabelecidos na BNCC, respeitando a diversidade social e regional de cada localidade.
Considerando a importância do estudo, os cursos de Pedagogia e Educação Física, uma vez que possuem como foco acadêmico a formação para a docência, desenvolverão atividades de extensão possibilitando a participação de professores das redes de ensino que se interessarem; por isso, convidam a comunidade para o próximo encontro de estudos, previsto para o dia 5 de junho de 2018, nas dependências da FCARP.
Maiores informações, contatar: (65) 3261-1314
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.