Após o derramamento de esgoto no Córrego André, em uma área rural de Mirassol d’Oeste, a 297 quilômetros de Cuiabá, o município decretou situação de emergência e deve elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
O plano prevê medidas para reparar os danos ambientais causados pelo incidente, com foco na recuperação do solo, da fauna e da flora. Entre as ações previstas estão o diagnóstico ambiental da área, intervenções de revegetação e o monitoramento contínuo da região afetada.
A área foi embargada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) após a constatação de descarte irregular de dejetos químicos. De acordo com a secretaria, o local já havia sido interditado anteriormente, e a continuidade de atividades pode configurar crime de desobediência.
Nesta quarta-feira (22), equipes da Sema retornam ao local para coletar amostras da água em diferentes pontos do córrego. O material será encaminhado para análise em laboratório, com o objetivo de avaliar a extensão dos impactos ambientais.
A Sema alertou que o despejo de carga orgânica sem tratamento em sistemas clandestinos pode provocar a degradação do corpo hídrico, com possíveis impactos no rio Jauru e em toda a bacia do rio Paraguai, comprometendo a biodiversidade e a saúde pública da região.
Medida foi adotada após derramamento de esgoto no Córrego André; área foi embargada pela Sema e passará por ações de recuperação.
Vivemos um tempo em que comunicar se tornou urgente. As respostas precisam ser rápidas, os posicionamentos constantes e a presença, quase obrigatória. No entanto, quanto mais aceleramos a comunicação, mais percebemos um esvaziamento de sentido. Falamos muito, mas será que estamos, de fato, nos comunicando? É nesse contexto que surge uma reflexão necessária: a inteligência espiritual na comunicação. Diferente do que...
Pré-candidato à Câmara Federal propõe endurecimento penal, apoia redução da maioridade e cita experiência na Segurança.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.