logo

“GREVE DO LEITE”

Deputados pedem providências sobre atos de vandalismo durante reunião para fim de greve


Por Ferreira Júnior | Popular Online

Imagem ilustrativa (Foto: Banco de imagens pixabay)

O presidente da Associação de Produtores de Leite da região Oeste de Mato Grosso, Luciano Rodrigues, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Leonir Chaves, participaram na noite de ontem, segunda-feira (15), de uma reunião, através de vídeo conferência, articulada pelos deputados estadual Valmir Moretto e Carlos Avalone.


Após pontuações, de ambas as partes, sobre custos, o representante das indústrias de laticínios apresentou uma proposta do valor médio a ser pago de  R$ 1,15 (um real e quinze centavos) pelo litro de leite e o mercado continuando aquecido, como nesse mês de junho, pode ocorrer um novo aumento nos próximos meses.


Como articuladores da região Oeste, os parlamentares solicitaram aos representantes das indústrias que pudessem fazer suas pontuações sobre custos e uma possibilidade de melhoria na proposta apresentada. O presidente do Sindilat, Leonir Chaves, informou sobre a assinatura de um acordo com a Associação de Produtores de Leite da região Oeste de Mato Grosso para que seja pago o preço médio do Estado de Mato Grosso, que é baseado conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Para os deputados, a proposta apresentada pelas indústrias, avançou e trouxe um preço melhor pago aos produtores. Mas a proposta não foi aceita pela a diretoria da Associação de Produtores de Leite da região Oeste de Mato Grosso, que decidiram manter o movimento de greve.

Leia também:
Produtores sofrem atos de vandalismo por não aderir greve que suspende produção de leite


Ao final, os representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) afirmaram respeitar a decisão da Associação de Produtores de Leite da região Oeste do Estado e solicitaram ao presidente, Luciano Rodrigues, que tome as devidas providências em relação aos atos de vandalismo que vem ocorrendo em vários municípios da região, inclusive com pessoas sendo agredidas e caminhões sendo barrados nas estradas.


“Pedimos que tomem as devidas providências para que essa situação de vandalismo e bloqueio de estradas sejam paralisadas urgentemente. Tentamos, através desta conferência, entrar em um acordo, porém não obtivemos sucesso. Então pedimos que a diretoria da Associação tome as devidas providências para não prejudicar os produtores que continuam produzindo e estão sendo impedidos com atos de vandalismo e bloqueio de estradas” afirmou os parlamentares.


Na manhã desta terça-feira (16), um motorista no município de Jauru (a 425km de Cuiabá), usou as redes sociais para divulgar um vídeo, mostrando que foi impedido de coletar o leite para os laticínios.

 


ARAPUTANGA

Concurso gastronômico de derivados do leite será realizado na 3ª Festa do Leite

As inscrições poderão ser feitas através do celular (65) 9 9948-6356 ou no escritório da Empaer de Araputanga.


POLÍTICA

Família da deputada Amália Barros vai receber R$ 1,5 milhão dos parlamentares

A deputada faleceu no domingo, 12. Familiares receberão pecúlio parlamentar retirado do salário dos 512 congressistas


GOVERNO LULA

Ministro afirma que título oferecido por Mizael Barreto não pode ser tirado do Monsenhor Celso Duca

"Ninguém tira esse título do Padre Celso”, disse Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária do governo Lula (PT), ao receber o título de padrinho da Coopnoroeste.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.