Um esquema criminoso de envio de falsas notificações de trânsito está circulando nos celulares de motoristas em Mato Grosso. Os golpistas usam o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para enviar falsas notificações de multa ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Detran informou que não encaminha nenhum tipo de notificação via Correios com QR code. O órgão explica que as infrações lavradas são emitidas e enviadas ao proprietário do veículo pelos Correios, contendo o código de barras para pagamento. O QR code aparece somente quando o boleto é emitido pelo site do Detran-MT.
Quanto à suspensão da CNH, a notificação também é enviada via Correios, mas sem código de barras.
O golpe
Os golpistas enviam falsas notificações de trânsito para os motoristas. As correspondências contém um QR code, que supostamente ofereceria maiores informações sobre a notificação. Mas, ele instala um programa malicioso, que pode roubar os dados pessoais e financeiros do celular das vítimas.
O Detran-MT alerta aos condutores a importância de utilizar sempre os canais oficiais para validar informações que chegam com identificação do órgão.
Antes de escanear qualquer QR code é importante verificar a autenticidade das informações pelo site oficial ou pelo disque Detran no número (65) 3615-4800 ou pelo Whatsapp (65) 9 9933-9318.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.
“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.
A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.