logo

SANEAMENTO

Diretora-geral da AGERR Pantanal participa de Fórum de Saneamento em Vitória (ES)

Evento acontece nos dias 25 e 26 de novembro.


Por Redação

img

Foto: Reprodução

O Fórum de Saneamento, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, reunirá profissionais, gestores públicos, empresas, entidades reguladoras e estudantes comprometidos com a melhoria dos serviços de saneamento e com o desenvolvimento sustentável. Durante dois dias, o evento promoverá debates, painéis técnicos e integração entre os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

 

A programação, que será realizada no auditório do Ministério Público do Espírito Santo, propõe um espaço de diálogo qualificado, troca de conhecimentos e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor, reunindo algumas das principais referências nacionais em saneamento.

 

O objetivo é promover discussões técnicas e colaborativas que contribuam para a expansão da cobertura dos serviços, o aumento da eficiência operacional e a adoção de práticas sustentáveis que atendam às necessidades da população.

 

A diretora-geral da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal), Luciana Silva, participará no dia 26, às 13h30, como moderadora no Eixo 4 – Resíduos Sólidos. O debate contará com representantes da ABREMA, CAGECE, Ministério Público do Espírito Santo e ORCISPAR.

 

Será um espaço para discutir os quatro eixos do saneamento básico, com especialistas, gestores e profissionais do setor. Um momento de troca de conhecimento, inovação e fortalecimento do saneamento no Espírito Santo e no Brasil”, destacou Luciana Silva.

 

Programação do Fórum:

• Dia 25 (terça-feira): Abastecimento de água e esgotamento sanitário

O primeiro dia terá início às 8h30, com credenciamento, seguido da abertura oficial às 9h. Às 10h, começa o painel do Eixo 1 – Abastecimento de Água, moderado por Veronica Sánchez, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O debate contará com representantes de importantes instituições do setor, como ABRASAN, AESBE, ASSEMAE e ABCON. Os temas abordarão avanços tecnológicos, desafios regulatórios e estratégias para ampliar o acesso à água potável.

 

À tarde, às 14h, o evento segue com o Eixo 2 – Esgotamento Sanitário, moderado por Munir Abud, da CESAN. Participam consultores especializados e representantes de organizações como AEGEA e ANA. A pauta inclui soluções para expansão da coleta e tratamento, modelos de gestão e integração dos sistemas de esgoto às políticas de saúde pública e preservação ambiental.

 

O dia encerra com debates, coffee break e um coquetel às 17h30, promovendo interação entre os participantes.

 

• Dia 26 (quarta-feira): Drenagem urbana e resíduos sólidos

O segundo dia inicia às 8h30, seguido do painel do Eixo 3 – Drenagem Urbana, moderado por Demétrius Gonzalez (ARIES). O debate reunirá especialistas da ARESAN, ANA, do escritório Manesco Advogados e da ARIES/ES, com foco em soluções para prevenção de alagamentos, manejo de águas pluviais, planejamento urbano e infraestrutura resiliente diante das mudanças climáticas.

 

Às 13h30, começa o Eixo 4 – Resíduos Sólidos, moderado por Luciana Silva, da AGERR Pantanal. O painel contará com representantes da ABREMA, CAGECE, Ministério Público do Espírito Santo e ORCISPAR. Em pauta, os desafios da gestão integrada, logística reversa, sustentabilidade financeira dos serviços e o papel dos municípios e consórcios regionais.

 

O evento será encerrado às 16h45, após um amplo espaço de debates e troca de experiências.

 

O encontro reforça o compromisso conjunto entre poder público, setor privado, agências reguladoras, pesquisadores e estudantes para promover soluções eficazes e sustentáveis, alinhadas às metas nacionais e aos desafios regionais.

— Leia também
AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

AGERR Pantanal adota Plano de Segurança da Água e reforça compromisso com a qualidade e a saúde pública


POLÍCIA

Quatro suspeitos são conduzidos pela PM após invasão de residência em Araputanga

Ocorrência começou com violação de domicílio e terminou com a apreensão de dois menores e um adulto por tráfico de drogas


DESENVOLVIMENTO

AGERR Pantanal marca presença no Fórum de Saneamento 2025 e participa de debate sobre resíduos sólidos

A diretora-geral da AGERR Pantanal representou a instituição como mediadora do painel.


SAÚDE

Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde e endemias

A regulamentação atende previsão constitucional criada em 1988 e reforçada pela Emenda Constitucional 120, de 2022.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.