logo

POLÍTICA

Dois do PP assumem vagas de vereadores cassados do MDB em Reserva do Cabaçal

Foram diplomados os suplentes professor Belau e Juliana Negris.


Por Redação

img

Juliana Negris e Professor Belau. (Foto: Reprodução)

A Justiça Eleitoral, por meio da 41ª Zona Eleitoral do Estado de Mato Grosso, realizou, nesta sexta-feira (19), o reprocessamento da totalização dos votos das Eleições Municipais de 2024 no município de Reserva do Cabaçal, após a anulação dos diplomas de dois vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

 

A medida, determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em agosto deste ano, atendeu a decisão proferida na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra os vereadores Evanildo Venâncio Ferreira, o “Nildão”, e Marcos Pereira Alecrim, ambos do MDB.

 

Com a cassação e o reprocessamento dos votos, foram diplomados os suplentes Marcos Manoel, o “Professor Belau”, e Juliana Negris, ambos do Partido Progressistas (PP), que assumirão as vagas na Câmara Municipal de Reserva do Cabaçal.

 

A decisão reforça o entendimento do TRE-MT sobre irregularidades constatadas no processo eleitoral e redefine a composição do Legislativo municipal.

 

O caso

Os vereadores Nildão e Marcos Pereira tiveram seus mandatos cassados pelo TRE-MT por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

A decisão, proferida em 4 de agosto de 2025, ocorreu após o TRE-MT julgar procedente o recurso apresentado pelo primeiro suplente do PP, Professor Belau. Segundo a denúncia, a então candidata a vereadora Delclesia Gomes Vicente (MDB) teria sido registrada apenas para preencher a cota mínima de gênero exigida por lei. Ela obteve apenas um voto, o que reforçou a tese de que sua candidatura não era legítima.

 

>>> Justiça Eleitoral fará cálculo para definir vagas de vereadores cassados em Reserva do Cabaçal


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.