Os laticínios “Vencedor” localizado no município de São José dos Quatro Marcos e “Três Marias” situado em Pontes e Lacerda, sediados na região Oeste mato-grossense, estão valorizando os produtores pagando até R$ 0,50 (cinquenta centavos) a mais que a média nacional pelo litro de leite cru.
O maior valor pago ao litro de leite tem como objetivo incentivar a produção leiteira e valorizar o produtor.
Recentemente uma indústria láctea da região considera a valorização do preço do leite pago aos produtores como concorrência desleal e encaminhou denúncia aos parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) a fim de investigar possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados.
A indústria denunciante alega que os dois laticínios que pagam valor a mais aos produtores não agem com “bondade”, mas sim com o objetivo oculto de adquirir praticamente toda a matéria-prima e tentar forçar a quebra de pequenos estabelecimentos e consequente monopólio regional de derivados lácteos.
Ouvida pelos parlamentares, a pesquisadora do Centro Paulista de Estudos em Agronegócio (CPEA), Natália Grigol, informou que para um estudo sobre o volume negociado e o preço de comercialização entre produtores, cooperativas e indústria é preciso haver adesão voluntária ao CPEA.
O trabalho da CPI não pode avançar para a próxima legislatura e deverá ser encerrado até o recesso parlamentar ainda este ano.
Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
Instituição financeira cooperativa se consolida como referência em atendimento ao cliente na plataforma.
Exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE); nova diretora foi nomeada.
Os recursos foram viabilizados pelo prefeito em exercício, que também reivindicou reforma e ampliação da piscina do Clube Social.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.