Os laticínios “Vencedor” localizado no município de São José dos Quatro Marcos e “Três Marias” situado em Pontes e Lacerda, sediados na região Oeste mato-grossense, estão valorizando os produtores pagando até R$ 0,50 (cinquenta centavos) a mais que a média nacional pelo litro de leite cru.
O maior valor pago ao litro de leite tem como objetivo incentivar a produção leiteira e valorizar o produtor.
Recentemente uma indústria láctea da região considera a valorização do preço do leite pago aos produtores como concorrência desleal e encaminhou denúncia aos parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) a fim de investigar possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados.
A indústria denunciante alega que os dois laticínios que pagam valor a mais aos produtores não agem com “bondade”, mas sim com o objetivo oculto de adquirir praticamente toda a matéria-prima e tentar forçar a quebra de pequenos estabelecimentos e consequente monopólio regional de derivados lácteos.
Ouvida pelos parlamentares, a pesquisadora do Centro Paulista de Estudos em Agronegócio (CPEA), Natália Grigol, informou que para um estudo sobre o volume negociado e o preço de comercialização entre produtores, cooperativas e indústria é preciso haver adesão voluntária ao CPEA.
O trabalho da CPI não pode avançar para a próxima legislatura e deverá ser encerrado até o recesso parlamentar ainda este ano.
Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
O prefeito de Indiavaí, Sidnei Lopes, obteve mais de 86% dos votos válidos, conquistando o maior percentual de reeleição na região.
Na defesa judicial, os candidatos a prefeito e vice não apresentaram provas de que a notícia veiculada é falsa. O vídeo relata o bloqueio, pelo TCE-MT, de R$ 2 milhões por direcionamento em obra de microrevestimento asfáltico, entre outras denúncias.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.