Em assembleia, realizada na tarde de sexta-feira (22/06), foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). A assembleia foi organizada e coordenada pela Prefeitura Municipal de Araputanga, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Criado por meio da Lei n.º 921/2009, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) existe a nove anos no município de Araputanga e, tem a função de, com foco na agricultura familiar, estabelecer as prioridades municipais e regionais e, criar politicas públicas que podem estar assentadas em estratégias de desenvolvimento rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.
Essas politicas devem garantir que as demandas sociais, do campo, sejam atendidas e, que os produtores rurais, da agricultura familiar, recebam incentivos capazes de lhes darem condições próprias para viver e trabalhar. Para tanto, é previsto que o conselho desenvolva estratégias de identificação e, levantamento, dos principais problemas existentes no campo (comunidades rurais), que serão superados ou minimizados com as politicas pública e/ou plano estratégico.
O conselho deve ser composto, como determina a lei, de representantes da agricultura familiar, garantindo-lhes o mínimo de 50% ou 2/3 das vagas; De órgãos do poder público vinculado ao desenvolvimento rural; De Entidades da sociedade civil organizada; De organizações para-governamentais e; De órgãos de assistência técnica.
À nova diretoria, foi elevada a condição de Presidente, Aparecido Batista; Vice-presidente, Francisca Maria Damasceno; Primeiro Secretário, Vagner Meira Teixeira; Segundo Secretário, Willie Douglas Martes Ferreira. A diretoria terá um mandato de 2 (dois) anos, concluindo no dia 22 de Junho de 2020.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.