Após a polêmica envolvendo o projeto de lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), que visa proibir visitas íntimas a condenados pelos crimes de feminicídio, estupro e/ou pedofilia em todo o sistema prisional do estado, a redação do Popular Online iniciou uma enquete para entender o posicionamento dos leitores.
A enquete, realizada no dia 3 de março, no Instagram, perguntava aos internautas se eram "contra ou a favor" de visitas íntimas para presos em Mato Grosso.
Dentre os participantes, 85% se manifestaram contra a autorização de visita íntima, enquanto 15% disseram ser a favor.
Para um internauta contrário à liberação das visitas íntimas, “Vergonha mundial. Se foi para a cadeia, que pague pelos seus erros e crimes. Cadeia não é hotel ou motel. É por isso que a maioria volta para a cena do crime e para a cadeia.”
O autor da proposta, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), explica que a restrição se aplicará a detentos com sentença transitada em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos.
O parlamentar sustenta que as “visitas íntimas não são um direito absoluto do apenado”. Além disso, ele argumenta que, nos casos de feminicídio, estupro e pedofilia, a concessão desse tipo de visita não cumpriria o caráter punitivo da pena.
O projeto já cumpriu a pauta em quatro das cinco sessões previstas, e, posteriormente, será analisado pelas comissões temáticas, como as de Direitos Humanos, Segurança Pública e Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser submetido ao Plenário da Assembleia.
Conforme o parlamentar, a expectativa é que o tema entre em votação nos próximos dias.
O projeto de lei não restringe as visitas sociais. Os presos ainda poderão receber familiares e amigos nos finais de semana, desde que sem qualquer intuito sexual.
— Matéria relacionada: Projeto quer proibir visita íntima a presos condenados por feminicídio, estupro e pedofilia em Mato Grosso
>>> Siga nosso Instagram e fique por dentro de todas as notícias!
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei
Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.