logo

REGRAS NOS PRESÍDIOS

Projeto quer proibir visita íntima a presos condenados por feminicídio, estupro e pedofilia em Mato Grosso


Por Redação

img

Imagem ilustrativa (Foto: banco de imagens freepik)

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) um projeto de lei que visa proibir visitas íntimas a condenados pelos crimes de feminicídio, estupro e/ou pedofilia em todo o sistema prisional do estado.

 

Autor da proposta, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) explica que a restrição se aplicará a detentos com sentença transitada em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos.

 

O parlamentar sustenta que as "visitas íntimas não são um direito absoluto do apenado".

 

Além disso, ele argumenta que, nos casos de feminicídio, estupro e pedofilia, a concessão desse tipo de visita não cumpriria o caráter punitivo da pena.

 

"A visita íntima, especificamente para condenados por crimes de feminicídio, estupro e pedofilia, desvirtua o instituto da pena, já que garante ao condenado um benefício que não lhe é devido pela própria natureza do delito praticado. Nesse contexto, a privação de relações sexuais deve ser aplicada como parte integrante do caráter punitivo-pedagógico da prisão, a fim de tutelar o bem jurídico que não foi respeitado pelo ato criminoso", justificou.

 

O projeto já cumpriu pauta em quatro das cinco sessões previstas, para, posteriormente, ser analisado pelas comissões temáticas, como as de Direitos Humanos, Segurança Pública e Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de ser submetido ao Plenário da Assembleia.

 

Conforme o parlamentar, a expectativa é que o tema entre em votação nos próximos dias.

 

O projeto de lei não restringe as visitas sociais. Os presos ainda poderão receber familiares e amigos nos finais de semana, desde que sem qualquer intuito sexual.

 

>>> Siga nosso Instagram e fique por dentro de todas as notícias!


A PARTIR DESTA SEXTA (18)

Estudantes de todo o Estado disputam modalidades individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Estudantes de todo o Estado disputam as modalidades esportivas individuais nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, a partir desta sexta-feira (18.7). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (20), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões...


ARAPUTANGA

Projeto Comunitário “Eu Quero Ser Feliz” chega a Araputanga com atividades gratuitas para toda a família

Iniciativa já impactou positivamente mais de 300 comunidades em Mato Grosso.


ATUALIDADES

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.