O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do TCE-MT Humberto Bosaipo a 16 anos e 5 meses de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, que resultaram no desvio milionário de recursos da Assembleia Legislativa. Além disso, estabeleceu o regime fechado para o cumprimento da pena.
Segundo a decisão, Bosaipo cometeu os delitos, de forma continua, por 32 vezes consecutivas. Os crimes teriam sido cometidos quando o ex-parlamentar esteve na Mesa Diretora , exercendo a presidência ou como 1º secretário da Assembleia Legislativa.
A denúncia contra Bosaipo foi formulada pelo Ministério Público Estadual (MPE) com base na Operação Arca de Noé.
[...] Fica o réu HUMBERTO MELO BOSAIPO condenado, definitivamente, à pena de 16 (dezesseis) anos, 05 (cinco) meses e 15 (quinze) dias de reclusão e 303 (trezentos e três) dias-multa, correspondentes a 03 (três) vezes o valor do salário-mínimo vigente à data dos fatos” diz trecho da decisão. [...] O regime de cumprimento da pena será o fechado, nos termos do art. 33, §2º, “a”, do Código Penal, visto que a pena fixada supera 08 (oito) anos e foram valoradas negativamente as circunstâncias e consequências dos crimes de peculato”, completa a sentença.
Com a decisão é de primeiro grau, Bosaipo pode recorrer em liberdade. tentou contato com o réu, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para manifestação.
Em outubro de 2018, Bosaipo já havia sido condenado em sete processos à pena de 28 anos, 10 meses e 20 dias de prisão por suposta participação em esquemas de desvio de mais de R$ 12 milhões da Assembleia Legislativa. As sentenças nessas ações penais foram proferidas pelo juiz Marcos Faleiros, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.
O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.
O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.