Segundo o documento, as inscrições poderão ser realizadas desde 1º de janeiro e terminam em 30 de junho. O alistamento militar pode ser feito de maneira online pelo site oficial https://alistamento.eb.mil.brou presencialmente na Junta de Serviço Militar.
Para realizar o alistamento, tanto presencial quanto online, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: documento oficial com foto (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; ou outro documento público); comprovante de residência ou declaração assinada; a certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente).
Etapas do alistamento militar
Após a inscrição, você poderá seguir para a seleção geral, na qual passará por exames médicos e físicos, além de testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e entrevista; ou será dispensado ou considerado excesso de contingente.
Se dispensado
Se você foi dispensado ou considerado excesso de contingente, seu próximo passo é pagar uma taxa de R$ 5,65 e realizar o juramento à bandeira nacional de forma presencial. Feito isso, você receberá o certificado em cerimônia cívica apropriada.
A documentação necessária para essa etapa é: carteira de identidade e comprovante de pagamento da taxa militar.
Seleção geral
Caso tenha sido selecionado para a seleção geral, você receberá um email ou SMS com a data, hora e local de onde deverá comparecer para seguir o processo.
Se o alistamento foi realizado de forma presencial, o local de apresentação será informado pelo servidor público que prestou o atendimento.
Seleção complementar
Se declarado apto na seleção anterior, você deverá participar da seleção complementar, comparecendo na organização designada (Marinha, Exército ou Aeronáutica) na data e hora prevista.
O alistamento militar para os homens é obrigatório e, caso não seja realizado, o jovem fica em débito com o Serviço Militar, não podendo realizar algumas atividades como obter passaporte e a carteira profissional, além de pagar uma multa.
Em 2025, o alistamento feminino será voluntário, e a partir de 2026 passa a ser obrigatório.
Na manhã desta terça-feira, 24 de dezembro, moradores de Araputanga se envolveram em um grave acidente na MT-174, a aproximadamente dez quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda. Conforme as informações, estavam no veículo HB-20 o assessor de comunicação da Prefeitura de Araputanga, Alisson Loyola, sua mãe, irmã e seu cunhado, Rafael Heleodoro, proprietário do 40 Graus Notícias. Informações indicam que a...
Prefeito eleito pelo PSDB do Porto Esperidião assume vice-presidência.
Essa iniciativa reforça a importância da união entre instituições públicas e organizações sociais.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.