logo

Araputanga

Fórum realizará Júri Simulado Crime Ambiental com alunos de Direito da FCARP


Por Assessora Fórum da Comarca de Araputanga

img
 
Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho, data escolhida para coincidir com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano em 1972, em Estocolmo. O objetivo principal é promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada País para os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar da "Casa Comum".
 
Para celebrar essa importante data, o Fórum da Comarca de Araputanga realizará algumas ações no dia, dentre as quais, um Júri simulado (crime doloso contra vida conexo à crime ambiental - biocídio) com a participação dos alunos do 9º semestre da Faculdade Católica Rainha da Paz que exercerão as funções no Tribunal do Júri. O caso concreto tem por base uma decisão histórica para o Direito Ambiental brasileiro ocorrida na cidade de Itanhomi-MG em 2003. Ao final do julgamento, o réu foi condenado por homicídio simples em face da vítima, bem como por biocídio pela morte de um tatu, animal da fauna silvestre.
 
Os servidores da Comarca serão orientados sobre a responsabilidade socioambiental, com foco na preservação do meio ambiente, e, fomentadas ações que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, com a sensibilização e capacitação do corpo funcional, força de trabalho auxiliar e de outras partes interessadas.
 
A ideia é chamar atenção da coletividade, despertar as consciências ainda adormecidas para a relevância do Direito Ambiental como direito fundamental de terceira dimensão e cláusula pétrea, salientar o reflexo que as ações humanas ocasionam nas presentes e futuras gerações e, ainda, destacar que o ecossistema merece, por si só, ser preservado, porque vidas tem o direito de prosseguir, devem ser respeitadas, independente de qualquer repercussão nociva à humanidade.
 
Haverá a contribuição para a sociedade e difusão do pensamento de que "...a verdadeira modificação de comportamentos e mentalidades decorre da educação, e não da força de lei. Mudanças essas que começam nas estantes das livrarias, e não na publicação de leis nos diários oficiais" - Vânia Rall Daró.
 
Todos estão convidados!
 
banner simulado

MATO GROSSO

Lambari d'Oeste está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.


REGULAMENTO

BC aprimora mecanismo do Pix para devolução de recursos em caso de fraude

Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude


ARAPUTANGA

Alunos criam “ONG” fictícia, arrecadam recursos e ajudam entidades sociais; faça sua doação

Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.