O Frigorífico Minerva Foods, unidade instalada em Mirassol d’Oeste no Estado de Mato Groso, concederá férias coletivas aos seus colaboradores a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março, em decorrência do avanço do novo coronavírus (Covid-19).
A informação foi confirmada via contato telefônico junto ao setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. Além da preocupação com o contagio do novo vírus, o motivo da paralização se deu também pela queda na demanda no seguimento food service, como em restaurantes e problemas logísticos em diversas regiões.
Já a empresa frigorifica JBS, informou nesta semana que por conta do surto de coronavírus estuda conceder férias coletivas em algumas unidades de processamentos de bovinos no Brasil. Em nota a empresa afirmou que vem monitorando o reflexo da doença no mercado, mas não especificou em quais unidades a paralização deverá ocorrer.
A unidade frigorífica em Araputanga mantêm as atividades e divulgou nota destacando sua responsabilidade de garantir a produção e o abastecimento de alimentos a seus clientes e consumidores, e informou sobre a adoção de medidas preventivas ao contágio do Covid-19.
Conforme manifestações publicadas em redes sociais a empresa apenas está medindo temperatura, o que não é considerada uma medida suficiente para prevenção. “Gente pelo amor de Deus, alguém tem que parar esse povo. O que adianta uns não podem sair nem na rua, outros estão aglomerados em 300 pessoas em um setor trabalhando”, questionou um dos internautas.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Material seria usado na montagem de 15 cestas básicas destinadas a famílias ligadas a criminosos
o homem foi identificado como vizinho de infância da vítima.
Decisão atende pedido da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério Público de Mato Grosso
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.