logo

SECA EXTREMA

Glória D’Oeste decreta situação de emergência por 180 dias

A medida foi decretada por conta da seca no município, que tem afetado a agricultura, o abastecimento de água e a saúde pública.


Por Redação com Estadão|MT

img

Foto: Prefeitura de Glória D' Oeste

A Prefeitura Municipal de Glória D’ Oeste (a 308 km Cuiabá), através da prefeita Gheysa Borgato (PSD), decretou na última quinta-feira (8), situação de emergência por 180 dias por conta da seca no município, que tem afetado a agricultura, o abastecimento de água e a saúde pública. 

 

A informação consta publicada no Diário Oficial no Decreto nº 1.154 de 29 de julho deste ano. (Veja o Decreto)

 

Segundo o documento “Os danos causados no período de seca prolongada durante o ano vêm afetando tanto o meio ambiente natural quanto a vida social e econômica da população gloriense, ocasionando a perda de safra, a mortandade de animais e a desertificação do solo, resultando em prejuízos de grandes proporções na agricultura e na pecuária do Município de Glória D’Oeste/MT”.

 

Diante da situação está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela seca.

 

Os agentes também estão autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, usar propriedades particulares, no caso de iminente perigo público, assegurando ao proprietário a indenização, caso haja dano.

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.



ELEIÇÕES 2024

Atuais prefeitos garantem reeleição em vários municípios da região Oeste

O prefeito de Indiavaí, Sidnei Lopes, obteve mais de 86% dos votos válidos, conquistando o maior percentual de reeleição na região.


LICITAÇÃO MILIONÁRIA

Enilson e Marquinhos pedem e juiz nega exclusão de vídeo sobre escândalos em gestão pública

Na defesa judicial, os candidatos a prefeito e vice não apresentaram provas de que a notícia veiculada é falsa. O vídeo relata o bloqueio, pelo TCE-MT, de R$ 2 milhões por direcionamento em obra de microrevestimento asfáltico, entre outras denúncias.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.