O governador Mauro Mendes (União) assinou o Decreto nº 1.593, de 6 de agosto de 2025, que regulamenta o funcionamento dos chamados “mercadinhos” nas unidades penais de Mato Grosso.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7), foi tomada após a derrubada da legislação que proibia a existência desses comércios nos presídios. Com isso, o Estado passou a ser responsável por estabelecer normas para o funcionamento desse tipo de atividade.
De acordo com o decreto, fica proibida a venda de itens de luxo, produtos supérfluos e bebidas alcoólicas, gaseificadas, energéticas, fermentadas ou chás industrializados.
O comércio poderá funcionar de forma física ou virtual. A definição dos preços e das formas de pagamento será de responsabilidade dos Conselhos da Comunidade ou da Federação dos Conselhos da Comunidade de Mato Grosso, que também deverão prestar contas das atividades realizadas nas unidades prisionais.
Também estão proibidos itens cuja circulação já tenha sido desautorizada, bem como produtos que representem risco à segurança nas unidades penais.
Confira a íntegra do decreto, clique aqui.
— Leia também: Após governador de MT forçar fechamento, GD revela que 'mercadinhos' pagou reforma de secretaria
Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.
O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor, notificou as diretorias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL – MT) e do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), além de outras entidades do setor de eventos, hotelaria e...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.