logo

COP 27

Governador propõe pena de confisco e perda de bens a quem praticar desmatamento ilegal

Deputado Carlos Avallone defende que Mauro Mendes seja convidado a esclarecer a questão na Assembleia Legislativa


Por Redação com GDMT

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano — Secom-MT)

Deputados estaduais de Mato Grosso fizeram duras críticas à proposta do governador Mauro Mendes (União), feita durante a na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27) no Egito, sobre pena de confisco e perda de bens a quem praticar desmatamento ilegal. O deputado Carlos Avallone (PSDB) sugeriu que o chefe do Executivo seja convidado a esclarecer a questão na Assembleia Legislativa.

 

A proposta apresentada na tarde de terça-feira (15) deve ser formalizada via minuta de projeto de lei nas próximas semanas. De acordo com Mauro Mendes, é preciso endurecer as medidas de combate ao desmatamento ilegal para que o Brasil tenha resultados mais efetivos.

 

Vários parlamentares utilizaram a tribuna, nesta quarta-feira (16), para criticar a proposta. Avallone disse que Mauro tem representado bem o estado na COP 27, mas que a ideia de confisco causou alvoroço em todas as regiões de Mato Grosso. Ele disse que, como presidente da Comissão do Meio Ambiente, tem recebido as reclamações e sugeriu o convite para que Mauro esclareça a proposta.

 

A deputada Janaina Riva (MDB) também criticou a proposta de Mauro. Ela classificou a fala como “infeliz” e apontou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ainda é ineficiente, fazendo com que o produtor, muitas vezes, fique barrado pela burocracia. 

 

Até mesmo o líder do Governo na Assembleia, o deputado Dilmar Dal Bosco (União), se opôs ao governador Mauro Mendes. Ele também fez críticas à Sema e disse que defende o direito de propriedade.

 

Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.