O Governo Federal reconheceu o estado de emergência por conta de áreas do município, afetadas por inundações e danificações de pontes, estradas vicinais e residências urbanas. Sexta-feira (28), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria referente a São José dos Quatro Marcos - MT.
Conforme o Decreto nº 34, com data de 03 de Abril de 2017, o município, no período de janeiro a abril, enfrentou chuvas intensas e torrenciais, gerando inundações, danificação de diversas pontes e estradas vicinais intransitáveis, que consequentemente deixou à população rural ilhada. As aulas haviam sido interrompidas em escolas, dentre as quais, a Escola Municipal Boa Esperança, localizada na comunidade Barra Clara. Várias residências urbanas foram invadidas pelas enxurradas, causando transtorno e prejuízos aos moradores.
A medida irá permitir que a prefeitura solicite o apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas.
Para obter o apoio financeiro disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, o município deve apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), contendo um diagnóstico dos danos causados pelo desastre, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. O auxílio federal é complementar às ações do estado e município.
O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Ronaldo Floreano dos Santos (PSDB), após reunião com a Defesa Civil Municipal e o documento foi enviado para o Ministério da Integração Nacional, que reconheceu o estado de emergência.
Vários danos e prejuízos causados, veja as fotos:
Caso mobilizou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar; denúncia contra o avô foi confirmada como falsa.
Sorteio deveria ter acontecido na última quarta-feira (31), mas problemas técnicos fizeram a Caixa adiar a divulgação das dezenas para o primeiro dia de 2026.
Reajuste de 6,79% já incide sobre salários e benefícios de janeiro, com pagamento previsto para fevereiro
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.