logo

Estadual

Governo perde na justiça e não pode cortar ponto dos servidores do Detran


Por 24 Horas News


O Governo do Estado terá que devolver o ponto que cortou dos servidores do Detran referente ao mês de outubro e também não poderá cortar dos meses de novembro e dezembro em decorrência da greve. A decisão, do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, do Tribunal de Justiça de MT, data do último dia 11 e deu provimento ao Agravo Regimental, referente à ação cautelar incidental nº. 166.730/2015, requerida pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT).

Na decisão o desembargador deixa claro que “é de bom alvitre que a questão seja resolvida com o mérito, quando será definida a legalidade ou não da greve", de modo que deve ficar suspenso desconto do valor dos dias atinentes a paralisação.

O Governo do Estado aplicou corte de ponto aos servidores em greve desde o primeiro dia, como forma de retaliação ao movimento e para tentar evitar a negociação da pauta de reivindicações que visa tão somente condições dignas de trabalho e de atendimento à população.

"A greve é um direito legítimo e Constitucional de todo trabalhador. O Governo mitigou o direito de greve aos servidores e agiu de forma punitiva, quando o que a categoria busca é tão somente o cumprimento da lei. Todos os nossos pontos de reivindicação já estão garantidos em lei, inclusive a nomeação dos aprovados no concurso público, cujos recursos foram reservados, com orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual e deveria ter ocorrido ainda em setembro deste ano. Lutamos em defesa do direito ao trabalho digno e por qualidade nos serviços prestados à população. O que queremos agora é que haja negociação séria e efetiva dos pontos de pauta, da nomeação dos aprovados no concurso público, da publicação do manual de procedimentos da Autarquia, da implementação da política de saúde e segurança do trabalhador e da infra estrutura e segurança nas unidades de todo o Estado, explica Daiane Renner, presidente do Sinetran.

Os servidores voltaram às atividades normais desde o dia 9 de dezembro, quando em decorrência da intermediação da Assembleia Legislativa decidiram encerrar a greve para negociar com o Governo ainda neste mês.  

 


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.