logo

REGIÃO DE FRONTEIRA

Indiavaí e outros municípios vão receber doses adicionais de vacinas contra Covid-19


Por Érika Oliveira | Secom-MT

img

Imagem ilustrativa. (Foto por: Michel Alvim — Secom-MT)

O Ministério da Saúde confirmou o envio de vacina contra a Covid-19 para imunizar 193 mil pessoas dos 28 municípios que pertencem à faixa de fronteira em Mato Grosso. A primeira remessa de doses chegou ao Estado nesta quinta-feira (15.07).


Nesta primeira etapa, o Governo Federal encaminhou 101.899 doses de vacinas da Astrazeneca e a Secretaria de Saúde de Mato Grosso irá complementar este quantitativo, totalizando 104.201 doses que serão destinadas aos municípios fronteiriços, o que irá possibilitar de imediato a vacinação de 54% dessa população.


As tratativas entre a União e os secretários de saúde dos estados que, assim como Mato Grosso, possuem fronteira seca com outros países foram intensificadas nas últimas semanas, como tentativa de conter novas variantes do coronavírus.


O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, que participou dos estudos que embasaram a nova resolução do Ministério da Saúde, destacou o caráter técnico da normativa.


“Que ninguém diga que esta é uma questão política, pois o pleito é dos secretários estaduais de Saúde junto ao Ministério, para que a vacinação dos municípios que fazem fronteiras com outros países fosse realizada. Portanto, que fique muito claro que esta é uma conquista técnica e não política”, asseverou Figueiredo.


Ainda conforme o secretário, o Ministério da Saúde garantiu o encaminhamento de doses para vacinar integralmente a população que está na zona fronteiriça já nos próximos dias.


Gilberto Figueiredo cobrou empenho dos gestores municipais para que a imunização seja realizada o mais rápido possível. “Os municípios terão muito trabalho para vacinar com velocidade toda a sua população, por isso devem se organizar desde já para garantir que essas vacinas sejam aplicadas de forma célere”, reforçou.


De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, os municípios que vão receber as doses adicionais de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso são: Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista d’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d’Oeste, Glória d’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
 


ATUALIDADES

Você já parou para analisar como esta sua saúde mental e a importância dela na sua vida?

No dia 28 de julho a ginasta Simone Biles tomou a decisão de retirar-se da competição individual geral nas Olimpíadas de Tóquio.O peso de ser a ginasta número 1 da atualidade não está só nas medalhas apoiadas em seu pescoço, mas também no corpo e na mente de Simone Biles. “Eu senti que elas precisavam avançar sem mim e elas fizeram...


REGIÃO OESTE

Vice-presidente da Comissão de Saúde da AL-MT, Dr. Gimenez encerra mês de julho com várias ações

O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual Dr. Gimenez (PV), encerra o mês de julho com várias ações que beneficia os municípios da região Oeste, com a entrega de veículos micro-ônibus em Figueirópolis d´Oeste, Porto Esperidião e São José dos Quatro Marcos.Para o município Quatromarquense, Dr. Gimenez destinou emenda parlamentar no valor...


OPERAÇÃO FARO FINO

PF desarticula organização voltada para o tráfico de drogas e cumpre mandados de prisão em Araputanga

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, deflagrou ontem, quarta-feira (28) a Operação Faro Fino, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas. Foram cumpridos dois mandados de prisão e dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Cáceres e Araputanga, em Mato Grosso. As investigações...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.