logo

REGIÃO OESTE MT

Leitos de UTI são insuficientes para atender possível epidemia e preocupa profissionais de saúde

Para atender exclusivamente ao Covid-19, o Hospital Regional de Cáceres conta com apenas 2 leitos de UTI equipados.


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Foto: Reprodução internet

Na região Oeste de Mato Grosso, principalmente nos municípios que compreendem o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISO-MT), a dificuldade de enfrentar uma possível epidemia de coronavírus (Covid-19) seria a quantidade de leitos que existem nos hospitais Regional e São Luiz de Cáceres.


A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o mínimo de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para cada 10 mil habitantes por município. Os 13 municípios que compõem o Consórcio tem aproximadamente 118 mil habitantes e não possuem nenhum leito de UTI e nem estrutura adequada para atender a população.


Diante da escalada inevitável do número de casos do novo vírus e do aumento de registros graves, a situação causa preocupação aos profissionais, principalmente do setor de saúde pública.


Conforme informações da diretora do Escritório Regional de Saúde em Cáceres, Antônia Maria Rosa, atualmente o Estado tem um contrato com o Hospital São Luiz de 15 leitos de UTI adulto. A taxa de ocupação por mês gira em torno de 95%. São 6 leitos de UTI adulto no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes de Cáceres, com taxa de ocupação de 100%. Segundo ela, para atender exclusivamente ao Covid-19, o Regional conta com apenas 2 leitos equipados.


“Sabemos que estamos diante de uma emergência em saúde pública que requer a parceria de todos, inclusive empresários e agronegócio para fazermos frente a esse desafio”, disse a diretora do Escritório Regional de Saúde ao informar que se esforçam em um conjunto entre Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e municípios, para aumentar o quantitativo de leitos de Unidades de Terapia Intensiva na região em curto espaço de tempo.


“Estaremos recebendo 10 novos ventiladores mecânicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, mas ainda não sei a data prevista, nos próximos dias certamente”, afirmou a diretora.


“BÔNUS”

STF quer explicações sobre "vale-peru", auxílio de R$10 mil para juízes de MT

Benefício foi concedido aos magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso


COMPETIÇÃO

Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas abre inscrições

Organização espera 18 milhões de participantes.


SISU 2025

Matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

Estudantes devem conhecer procedimentos de matrículas nas instituições

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.