logo

REGIÃO OESTE MT

Leitos de UTI são insuficientes para atender possível epidemia e preocupa profissionais de saúde

Para atender exclusivamente ao Covid-19, o Hospital Regional de Cáceres conta com apenas 2 leitos de UTI equipados.


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Foto: Reprodução internet

Na região Oeste de Mato Grosso, principalmente nos municípios que compreendem o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISO-MT), a dificuldade de enfrentar uma possível epidemia de coronavírus (Covid-19) seria a quantidade de leitos que existem nos hospitais Regional e São Luiz de Cáceres.


A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o mínimo de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para cada 10 mil habitantes por município. Os 13 municípios que compõem o Consórcio tem aproximadamente 118 mil habitantes e não possuem nenhum leito de UTI e nem estrutura adequada para atender a população.


Diante da escalada inevitável do número de casos do novo vírus e do aumento de registros graves, a situação causa preocupação aos profissionais, principalmente do setor de saúde pública.


Conforme informações da diretora do Escritório Regional de Saúde em Cáceres, Antônia Maria Rosa, atualmente o Estado tem um contrato com o Hospital São Luiz de 15 leitos de UTI adulto. A taxa de ocupação por mês gira em torno de 95%. São 6 leitos de UTI adulto no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes de Cáceres, com taxa de ocupação de 100%. Segundo ela, para atender exclusivamente ao Covid-19, o Regional conta com apenas 2 leitos equipados.


“Sabemos que estamos diante de uma emergência em saúde pública que requer a parceria de todos, inclusive empresários e agronegócio para fazermos frente a esse desafio”, disse a diretora do Escritório Regional de Saúde ao informar que se esforçam em um conjunto entre Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e municípios, para aumentar o quantitativo de leitos de Unidades de Terapia Intensiva na região em curto espaço de tempo.


“Estaremos recebendo 10 novos ventiladores mecânicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, mas ainda não sei a data prevista, nos próximos dias certamente”, afirmou a diretora.


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.