O presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu um general cuiabano para comandante geral do Exército. O posto será ocupado pelo general de quatro estrelas Júlio Cesar de Arruda, de 63 anos, atual comandante do Departamento de Engenharia e Construção.
O critério usado por Lula para definir o comandante foi antiguidade. O general Júlio Cesar de Arruda, que ascendeu à patente em 2019, é o mais antigo da tropa.
A nomeação foi definida por Lula em reunião com o futuro ministro da Defesa José Múcio Monteiro. O anúncio oficial acontece ainda nesta sexta (09).
Para ser nomeado comandante geral do Exército, Júlio Cesar de Arruda “venceu disputa” com o general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste, preferido por alguns aliados do petista.
Júlio Cesar de Arruda é o quinto cuiabano a chegar a general e ingressou nas Forças Armadas pela Escola Preparatória de Cadetes de Campinas (SP). Antes da atual função, serviu no 9º BEC em Cuiabá e em unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. Inclusive, foi observador militar em Angola nos anos 90 e comandante da Academia Militar das Agulhas Negras.
Comandantes
A Marinha será comandada pelo almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica, comandará essa Arma; Já o comandante do Estado-maior das Forças Armadas será o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha. (Com informações do Blog da Andréia Sadi)
Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.
Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.
A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.