logo

CURVELÂNDIA

Maior caverna de MT com cerca de 600 milhões de anos é aberta para visitação pela 1ª vez

Local só foi descoberto há 40 anos por desbravadores da região e, desde então, pesquisadores trabalhavam para o mapeamento e licença. O tamanho do monumento é equivalente a 33 campos de futebol.


Por Kessillen Lopes e Poliana Mazzo | G1MT

img

Foto: Divulgação | G1MT

A Caverna do Jabuti em Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, considerada a maior de Mato Grosso, foi aberta para visitação de turistas, pela primeira vez desde a descoberta, na quinta-feira (30). O local tem aproximadamente 4 km. É como se fossem 33 campos de futebol, um atrás do outro, em linha reta.

• Entrar no grupo de WhatsApp

A formação rochosa de arenito e calcário tem de 580 a 620 milhões de anos, segundo os pesquisadores, mas só foi descoberta há 40 anos por desbravadores da região. O morador Mauro de Moura foi quem encontrou a gruta, em 1982.

 

Depois da descoberta, um grupo de pesquisadores passou a trabalhar para o mapeamento e licença do local. A Caverna do Jabuti é o primeiro monumento natural de Mato Grosso. Foi tombada como patrimônio histórico e artístico em 2014.

 

A bióloga Fabiana Bezerra participou da equipe que fez o mapeamento da cavidade há 18 anos, foi quando descobriram que era a maior do estado.

 

A caverna está toda sinalizada e é possível até ser feito um passeio autoguiado, mas, por ser o monumento natural de proteção, é muito frágil, tem muitos cristais e as pessoas podem querer levar, então só com acompanhamento de guias para fazer um passeio.

 

O local possui grandes salões ornamentados, naturalmente, com grandes colunas e uma infinidade de espeleotemas.

 

O passeio

O passeio até a Caverna do Jabuti se inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada do monumento. O local possui grandes salões ornamentados, naturalmente, com grandes colunas e uma infinidade de espeleotemas.

 

Para a visitação, acompanhado de um guia, é cobrado R$ 50 por pessoa. O passeio acontece em 15 ambientes diferentes dentro da caverna e tem a duração de duas horas e 15 minutos, aproximadamente.

 

De acordo com a Espeleoturismo Curvelândia, o acesso é muito fácil devido a altura dos salões que permitem em todos os ambientes andar em pé tendo que curvar levemente somente em algumas passagens para outro salão.

 

Após o primeiro salão que é o da entrada, é possível visualizar os seguintes pontos formados por estalagmite e estalactite:

‘Taça’
‘Ponto Central’
‘Nossa casa’
‘Pão de Açúcar’
‘Expansão do Universo’
‘Altar do Sacrifício’
‘Saia da Noiva’
‘Cortinado’
‘Travertino’
‘Vaca seca’
‘Templo’
‘Torre gêmeas’
‘Cocada’
Salão de Reflexão

 

O último salão visitado durante o passeio é considerado o ‘cartão postal’ do local e um dos lugares mais bonitos na caverna, com estalactites gigantes.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.


PARCERIA

Prefeitura de Indiavaí irá receber caminhão basculante através do senador Jayme Campos

O caminhão se soma ao conjunto de investimentos feitos pela prefeitura, visando atender as demandas de infraestrutura.


LAMBARI D’OESTE

Após suposto assédio, dono de oficina mecânica é morto com tiro no rosto

Corpo da vítima foi encontrado em uma região de mata da MT-170. O suspeito de ser o autor do crime foi preso em flagrante.


CIDADES EXCELENTES

Indiavaí conquista Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 na categoria estadual

Título englobando Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública é referente aos municípios com menos de 30 mil habitantes.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.