Mato Grosso registrou 316 casos de Aids no período de janeiro a outubro de 2024, conforme o levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em 2023, foram notificados 2.008 casos da doença no estado.
Em relação ao vírus de HIV, foram registrados 811 casos de janeiro a outubro deste ano e 1.165 novos casos no ano anterior. Esses dados foram divulgados ontem, (1°), data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
A data marca o início da campanha 'Dezembro Vermelho', que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global e incentivar as pessoas infectadas a buscarem tratamento.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.
Assim, a maneira mais eficaz de prevenir o HIV é a prevenção combinada, que utiliza várias abordagens simultâneas para atender diferentes necessidades e formas de transmissão.
Dentre os serviços disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão:
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...
Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.