Mato Grosso registrou 1.832 vítimas de estupro entre janeiro e outubro de 2025, o que representa uma média de seis vítimas por dia, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). No ano passado foram contabilizadas 2.353 vítimas, com ueda de 22,14% nos registros.
As vítimas são majoritariamente do público feminino, que representam 88% dos casos notificados. A delegada de Polícia Civil, Judá Marcondes, alertou que os números podem ser ainda maiores, pois casos de violência doméstica e estupros geralmente são subnotificados.
Mesmo com a redução, a violência sexual segue em patamar elevado. A taxa de estupros por 100 mil habitantes em Mato Grosso é de 56,57, considerando a população estimada de 3.893.659 pessoas.
Conforme o levantamento, setembro foi o mês com o maior número de casos registrados no estado, com 298 vítimas. Logo em seguida maio com 282 e agosto com 251.
Deputada empenhou mais de R$ 25 milhões, mas pagamentos não chegaram a R$ 8 milhões.
Os mandados de busca e apreensão e de prisão foram expedidos para cumprimento nas cidades de Porto Esperidião e Glória D’Oeste.
Segundo o Tribunal Regional Federal, a ação comprometeria a uniformidade do Sistema Nacional de Trânsito.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.