logo

Regional

MP investiga Prefeitura de Curvelândia e suposta "empresa de fachada" por enriquecimento ilícito e lesão aos cofres públicos


Por Paulo Victor Fanaia Teixeira - Olhardire

img

O promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Leonardo Moraes Gonçalves, instaurou inquérito civil para apurar licitações realizadas pela Prefeitura de Curvelândia e a empresa NS Construtora, apontada como empresa de “fachada” que venceria todos os certames municipais. Se confirmado, o ato configuraria improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, lesão ao patrimônio público e violação aos princípios da Administração Pública. A portaria, datada de 04 de maio, partiu da promotoria de Justiça Cível de Mirassol D'Oeste, cidade a 24 km de Curvelândia.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) as suspeitas foram levantadas a partir de uma denúncia sigilosa à ouvidoria do órgão. A denúncia trata da prática de vários atos ilegais. Em primeiro lugar, manifesta o MPE, a empresa NS Construtora poderia ser considerada "empresa de fachada”, “para servir de instrumento à prática de ilicitudes”, consta da portaria. 

Em segundo lugar, a suposta empresa venceria todas as licitações abertas pela Prefeitura Municipal para construção de obras, incluindo pontes. Em terceiro lugar, explica o promotor, tal empresa, apesar de vencedora das licitações, não executaria nenhuma obra, o que seria feito pela própria Prefeitura Municipal, com maquinário e servidores garantidos pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O promotor determinou que a Prefeitura Municipal de Curvelândia apresente informações e documentos no prazo de 15 dias úteis. Nelas, deverá conter quantos procedimentos licitatórios foram abertos pelo Município em que a empresa NS Construtora participou e sagrou vencedora.

Também foi oficiado o Secretário Municipal de Obras do município para que informe ao MPE se, de fato, tem cedido maquinário e servidores públicos para “colaborar” nas obras que a empresa NS Construtora realiza na cidade.

O outro lado:

A Prefeitura de Curvelândia foi procurada para prestar esclarecimentos, mas até o momento não pode atender. Também tentamos contato com a empresa NS Construtora, mas ela não foi encontrada.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.