O novo decreto municipal n.º 14/2021, assinado pelo prefeito Enílson Rios (Solidariedade), publicado nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, atualiza as medidas restritivas para enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) no município de Araputanga (a 345km de Cuiabá).
Conforme o decreto, mediante prévia aprovação e atendimento pleno às condições impostas pela Vigilância em Saúde do município, poderão ser realizados eventos sociais e confraternizações com até 100 (cem) pessoas em espaços privados destinados à estes fins.
Leia também:
Decreto libera funcionamento de restaurantes com 50% da capacidade em Araputanga
As medidas estão em vigor, desde a assinatura do decreto, no dia 04 de fevereiro de 2021, considerando que a Secretaria Estadual de Saúde (SEP-MT) classificou o município de Araputanga como de “baixo risco”.
Recomendações
O Ministério da Saúde (MS) orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.