LEVANTAMENTO SES

Número de casos de malária cai 63% em Mato Grosso entre 2021 e 2022

Municípios têm recebido apoio e orientação, além de medicamentos antimalária, mosquiteiros, materiais educativos e equipamentos para controle do mosquito.


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontou que o número de casos de malária caiu em 63% entre os anos de 2021 e 2022 em Mato Grosso.

• Entrar no grupo de WhatsApp

Conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), em 2021, foi registrado 4.255 casos da doença no Estado e um óbito. Dados parciais de 2022 apontam 1.590 registros e três óbitos.

 

A redução dos casos, segundo a SES-MT, ocorre em razão do controle por parte das forças de segurança federal e estadual nas áreas de garimpo, em especial na Terra Indígena Sararé, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

Alerta aos municípios

Além de medicamentos antimalária, mosquiteiros com inseticida para proteção, materiais educativos e equipamentos para controle do mosquito transmissor da doença, os municípios de Mato Grosso vêm recebendo apoio e orientação para preparar os profissionais da saúde da Atenção Primária e Vigilância em Saúde para atendimento dos casos.

 

O alerta enviado aos Escritórios Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde traz orientações sobre as ações de vigilância epidemiológica; definição de casos; recomendações sobre como notificar os casos; medidas de proteção individual e fluxogramas.

 

O documento, disponível neste link, recomenda que os profissionais médicos e enfermeiros fiquem atentos aos sintomas, como febre, calafrios, cefaleia, sudoreses acompanhadas por dor muscular, náuseas e vômitos.

 

Sobre a malária

A malária é uma doença endêmica causada por um parasita chamado plasmodium. Ele se instala nos mosquitos do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, e passa para o corpo humano no momento da picada.

 

O quadro clínico da malária pode ser leve, moderado ou grave, dependendo da espécie do parasita, da quantidade de parasitas circulantes, do tempo de doença e do nível de imunidade do paciente. O diagnóstico precoce e o tratamento específico e oportuno são as únicas formas de evitar o agravamento do quadro e o óbito.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.


AÇÃO COLETIVA

Ação contra Estado por supostos abusos policiais em Lambari D’Oeste vai para Rio Branco

Decisão considera que ações coletivas devem tramitar no local onde ocorreu o suposto dano.


TURISMO

Lei institui Circuito Estadual Turístico da Região Oeste de Mato Grosso

A legislação autoriza a obtenção de recursos financeiros federais, estaduais e municipais.


LOUVOR E ADORAÇÃO

Festival Gospel Celebra 2026 reúne música, fé e adoração em Mirassol d’Oeste

Programação será realizada nos dias 14 e 15 de agosto, na Praça do Rotary, com shows nacionais e apresentações de artistas locais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.