logo

Regional

Oficina de costura leva nova oportunidade a presos de Cáceres


Por Folhamax

img
Costurar a própria liberdade é a chance que 20 reeducandos de Cáceres (234 km a Oeste de Cuiabá) passam a ter com a participação em uma oficina instalada na cadeia masculina da cidade. O projeto, que recebeu o nome de Costurando a Liberdade, surgiu da iniciativa da direção da unidade junto com o Conselho da Comunidade. O objetivo é proporcionar aos reeducandos participantes a qualificação em costura e, depois, eles passarão a confeccionar os uniformes que usam no dia a dia.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) é outro parceiro no projeto e responsável pela qualificação dos reeducandos. As máquinas de costura foram cedidas pela instituição, até que novos equipamentos sejam adquiridos. Os tecidos e linhas já estão à espera para que as peças comecem a ganhar forma.

Um convênio com a Prefeitura vai possibilitar que os uniformes para os estudantes da rede municipal também sejam feitos na oficina da cadeia pública. A iniciativa reduz os custos para o poder público, que ficará responsável pela matéria prima.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira Júnior, visitou o projeto e elogiou as atividades que são realizadas na unidade. Ele reforçou que uma das prioridades da gestão é fortalecer e ampliar as atividades de ressocialização nas unidades prisionais.

É unânime entre os reeducandos a afirmação de que a nova atividade representa um novo passo para a liberdade. "Temos uma chance para trabalhar e uma nova oportunidade que nos ajuda a passar o tempo".

O diretor da unidade, Revetrio Costa, destacou que a disciplina e as atividades laborais são fundamentais para garantir a organização do presídio. Ele está sempre em busca de oportunidades e parcerias para desenvolver com os reeducandos que estão aptos a participar.

Além da Oficina Costurando a Liberdade, outros 80 reeducandos da unidade trabalham em atividades extramuros, sendo 40 deles na limpeza pública municipal. E 200 participaram das atividades escolares na unidade no ano passado.  

POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.