Reserva do Cabaçal

Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal promove caravana da recuperação em Reserva do Cabaçal


Por Dariu Carniel

Com o objetivo de mostrar o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede realizado em Reserva do Cabaçal, O PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL estará promovendo uma caravana onde representantes de usuários, sociedade civil e poder público estarão indo no próximo dia 01 de outubro de 2014 conhecer o trabalho.

Na ocasião, no período da manhã, além da realização da 1ª reunião do Comitê do Cabaçal, haverá depoimentos sobre o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede e também o lançamento do livro sobre a experiência de recuperação.

Logo após, já no período da tarde, a caravana se deslocará até a voçoroca da Parede para verificação no local, o trabalho que foi recuperar 12 nascentes em 12 hectares e ainda foram reduzidos cerca de 1,5 milhões de m3 de sedimentos.

O trabalho de recuperação ainda gerou 20 empregos verdes, foram formados 6 técnicos rurais em recuperação e ainda foi estimulado a criação de um viveiro de mudas.

Vale registrar que esta recuperação foi iniciativa do Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal, onde depois o WWF-Brasil e outras instituições entraram para colaborar.

As ações que deram origem ao Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal tiveram como ponto de partida quatro expedições à Bacia do Alto Paraguai, realizadas entre junho de 2004 e setembro de 2005, visando à análise da situação física, biológica, socioeconômica e à identificação de tendências de ocupação do espaço geográfico.

O município de Reserva do Cabaçal, a 380 quilômetros de Cuiabá (MT), está situado em uma zona de transição entre o planalto e a planície da Bacia do Alto Paraguai. Juntamente com outros municípios vizinhos, compõe a chamada “caixa d´água” do Pantanal, pelo fato de abrigar uma grande quantidade de nascentes dos rios que formam o Pantanal.

Por: Dariu Carniel

 


ELEIÇÕES 2026

Coronel Roveri visita região, mobiliza apoiadores e confirma reunião em Araputanga nesta quarta-feira (26)

A reunião, nesta quarta-feira (26), acontecerá a partir das 19h, na Casa de Festas Zé Marinho, localizada na Rua Valdivino Fidêncio da Silva.


DIREITO DO IDOSO

Justiça derruba prazo e garante passagem gratuita ou com 50% de desconto para idosos

Decisão derruba exigência de compra antecipada para passagens interestaduais e tem validade em todo o país.


SANEAMENTO

16 municípios de MT poderão ter reajuste anual nas tarifas de água e esgoto

Nova regra da AGERR Pantanal permite correções a cada 12 meses, com base na inflação e análise regulatória.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.