Com o objetivo de mostrar o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede realizado em Reserva do Cabaçal, O PACTO EM DEFESA DAS CABECEIRAS DO PANTANAL estará promovendo uma caravana onde representantes de usuários, sociedade civil e poder público estarão indo no próximo dia 01 de outubro de 2014 conhecer o trabalho.
Na ocasião, no período da manhã, além da realização da 1ª reunião do Comitê do Cabaçal, haverá depoimentos sobre o trabalho de recuperação da voçoroca da Parede e também o lançamento do livro sobre a experiência de recuperação.
Logo após, já no período da tarde, a caravana se deslocará até a voçoroca da Parede para verificação no local, o trabalho que foi recuperar 12 nascentes em 12 hectares e ainda foram reduzidos cerca de 1,5 milhões de m3 de sedimentos.
O trabalho de recuperação ainda gerou 20 empregos verdes, foram formados 6 técnicos rurais em recuperação e ainda foi estimulado a criação de um viveiro de mudas.
Vale registrar que esta recuperação foi iniciativa do Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal, onde depois o WWF-Brasil e outras instituições entraram para colaborar.
As ações que deram origem ao Movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal tiveram como ponto de partida quatro expedições à Bacia do Alto Paraguai, realizadas entre junho de 2004 e setembro de 2005, visando à análise da situação física, biológica, socioeconômica e à identificação de tendências de ocupação do espaço geográfico.
O município de Reserva do Cabaçal, a 380 quilômetros de Cuiabá (MT), está situado em uma zona de transição entre o planalto e a planície da Bacia do Alto Paraguai. Juntamente com outros municípios vizinhos, compõe a chamada “caixa d´água” do Pantanal, pelo fato de abrigar uma grande quantidade de nascentes dos rios que formam o Pantanal.
Por: Dariu Carniel
A proposta do passeio também foi de incentivar o sentimento de pertencimento entre os jovens e fortalecer os laços com a história da comunidade em que vivem.
Caso seja selecionada na etapa estadual, Maria Luiza poderá integrar a comitiva de jovens de todo o país que vivenciarão a rotina parlamentar no Senado Federal.
Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.