logo

"SERVO DE DEUS"

Papa reconhece martírio de padre italiano assassinado no Brasil

Nazareno Lanciotti, morto em 2001, poderá se tornar beato


Por Terra | Ansa Brasil

img

Foto: Riccardo De Luca/Anadolu via Getty Images

O papa Francisco autorizou o Vaticano a promulgar um decreto que reconhece o martírio do padre italiano Nazareno Lanciotti, assassinado no Brasil em fevereiro de 2001.

 

A medida foi anunciada pela Sala de Imprensa da Santa Sé nesta segunda-feira, 14, e abre caminho para a beatificação do sacerdote, hoje considerado um "servo de Deus", título concedido pela Igreja Católica àqueles cujo processo de canonização foi iniciado oficialmente.

 

Nascido em 3 de março de 1940, em Roma, Nazareno foi ordenado padre em 1966 e se mudou em 1972 para o Mato Grosso, atuando na Diocese de São Luiz de Cáceres.

 

Na cidade de Jauru, no oeste do estado, fundou o asilo "Coração Imaculado de Maria" e se tornou uma voz reconhecida contra latifundiários e traficantes de drogas. Em uma ocasião, chegou a se ajoelhar em meio a um confronto por posse de terras na região para impedir que pessoas morressem.

Em 11 de fevereiro de 2001, enquanto jantava com amigos após uma missa, foi baleado com um tiro na nuca por dois homens encapuzados que invadiram a casa paroquial em Jauru, durante um suposto assalto.

 

Nazareno chegou a ser levado de avião para São Paulo e, durante o traslado, teria revelado a um amigo que um dos criminosos lhe dissera: "Viemos aqui para te matar porque você está atrapalhando nosso trabalho". O italiano acabaria morrendo no Hospital Sírio-Libanês em 22 de fevereiro daquele ano.

 

Para o Dicastério para as Causas dos Santos, Nazareno foi morto "por ódio à fé", o que configura um martírio. Dessa forma, não será exigido um milagre para tornar o italiano beato.

Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp

Fonte: Terra | Ansa Brasil


POLÍCIA

Fazendeiro é sequestrado e obrigado a transferir R$ 218 mil para criminosos em Cáceres

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam quatro homens, nesta terça-feira (13.1), suspeitos por sequestro mediante extorsão, na zona rural do município de Cáceres (220 km de Cuiabá). Dois homens foram rendidos e forçados a realizar transferências bancárias que totalizaram R$ 218 mil.. As equipes apreenderam um revólver com seis munições e localizaram três veículos utilizados pelos envolvidos. Durante desdobramento da Operação...


NACIONAL

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Tempo médio para concessão de benefício caiu de 64 para 35 dias


PREFERÊNCIA POPULAR

Evento “Melhores do Ano” será realizado em 14 de março em Araputanga e contará com presença de Ivy Moraes, ex-BBB

Solenidade homenageará personalidades que se destacaram na região Oeste de Mato Grosso ao longo de 2025.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.