logo

Regional

Pedro Henry renuncia após STF determinar sua prisão


Por Agência Estado

img

Deputado é um dos 25 condenados no mensalão e foi o terceiro condenado no processo a entregar o cargo

 O deputado federal Pedro Henry (PP-MT) renunciou ao mandato e se entregou à Polícia Federal, nesta sexta-feira, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar sua prisão. Henry é um dos 25 condenados no mensalão, esquema de desvio de recursos públicos usados para a compra de apoio parlamentar a projetos de interesse do governo federal. O deputado pegou sete anos e dois meses de detenção pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Antes de se entregar, em texto dirigido a Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar declarou sua inocência e diz não querer expor a instituição. "Apesar de abreviar em um ano este mandato, meu sentimento é de dever cumprido para com os Mato-grossenses", afirmou no texto.

A renúncia protocolada na secretaria da Mesa da Câmara dos Deputados suspende a reunião agendada para a próxima quarta-feira (18) quando o colegiado decidiria sobre a abertura do processo de cassação do deputado. De acordo com assessores da Casa, a carta de renúncia será lida na primeira sessão da segunda-feira (16), mas o pedido já foi registrado e considerado como oficial pela Câmara.

Outros dois ex-deputados condenados no mesmo processo e já presos, José Genoino e Valdemar Costa Neto, também optaram por renunciar aos mandatos para não enfrentar processo de cassação.


CRITÉRIOS RIGOROSOS

Estatuto da Segurança Privada aumenta exigências e muda regras para eventos de pequeno, médio e grande porte

Especialista em segurança privada, Valdeci França alerta que estatuto impacta diretamente a realização de eventos em todo o Brasil, incluindo municípios do interior, como Araputanga.


PREÇOS ABUSIVOS

PF realiza operação em Mato Grosso, em outros 10 estados e no DF para combater preços abusivos em postos de combustíveis

Objetivo é coibir práticasque possam gerar prejuízo ao consumidor por conta do aumento de preços. Ação conta com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


ARDUINO DAY 2026

Evento de tecnologia promete experiência imersiva neste fim de semana em São José dos Quatro Marcos

Os interessados devem realizar inscrição para participar do evento.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.