logo

Regional

Pedro Henry renuncia após STF determinar sua prisão


Por Agência Estado

img

Deputado é um dos 25 condenados no mensalão e foi o terceiro condenado no processo a entregar o cargo

 O deputado federal Pedro Henry (PP-MT) renunciou ao mandato e se entregou à Polícia Federal, nesta sexta-feira, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar sua prisão. Henry é um dos 25 condenados no mensalão, esquema de desvio de recursos públicos usados para a compra de apoio parlamentar a projetos de interesse do governo federal. O deputado pegou sete anos e dois meses de detenção pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Antes de se entregar, em texto dirigido a Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar declarou sua inocência e diz não querer expor a instituição. "Apesar de abreviar em um ano este mandato, meu sentimento é de dever cumprido para com os Mato-grossenses", afirmou no texto.

A renúncia protocolada na secretaria da Mesa da Câmara dos Deputados suspende a reunião agendada para a próxima quarta-feira (18) quando o colegiado decidiria sobre a abertura do processo de cassação do deputado. De acordo com assessores da Casa, a carta de renúncia será lida na primeira sessão da segunda-feira (16), mas o pedido já foi registrado e considerado como oficial pela Câmara.

Outros dois ex-deputados condenados no mesmo processo e já presos, José Genoino e Valdemar Costa Neto, também optaram por renunciar aos mandatos para não enfrentar processo de cassação.


DECISÃO JUDICIAL

Hospital Regional de Cáceres é condenado a pagar indenização por erro médico

Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada.


COOPERATIVISMO

O papel das cooperativas nos desafios globais

O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no 1° sábado de julho, que neste ano será no dia 5. Instituído oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, é comemorado desde 1995. E no trigésimo ano de celebração, a data terá um gostinho especial, pois 2025 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das...


TRANSFERÊNCIA

Delegado é transferido de Araputanga para a Regional de Rondonópolis

Pela atuação, o delegado teve seu trabalho reconhecido por meio da Medalha Mérito da Segurança Pública e do título de “Cidadão Araputanguense”, concedido por Ulisses Ferreira, ex-vereador do município.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.