logo

ARAPUTANGA

Por 5 votos a 4, vereadores rejeitam projeto do prefeito que beneficiaria grandes produtores rurais

O Projeto reprovado iria beneficiar agricultores locais que pagassem por combustíveis; vereadores defendem incentivos e amparo a pequenos agricultores familiares que temem por “perseguição”.


Por Redação Popular Online

img

Câmara Municipal de Araputanga — MT. (Foto: TV Popular Web)

Na última Sessão Ordinária do biênio 2021-2022 realizada na noite de ontem, segunda-feira, 5 de dezembro, a maioria dos vereadores do município de Araputanga (a 340 km de Cuiabá) rejeitaram o Projeto de Lei n.º 1.830/2022 proposto pelo prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade) que visava conceder a utilização de maquinários públicos em favor dos agricultores locais que pagassem pelos gastos com combustíveis, independente do tamanho da propriedade rural.

 

A proposta do Poder Executivo, que tramitava há mais de 30 dias na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal, objetivava ainda realizar todo e qualquer tipo de serviço em propriedades rurais privadas dentro do município de Araputanga, sem definir a quantidade de horas trabalhadas.

 

Em deliberação e apreciação no Plenário Romeu Furlan, os vereadores ressaltaram a Lei Municipal n.º 1.433/2021, que criou o programa de incentivo ao agricultor familiar e empreendedor familiar rural, sancionada pelo gestor no mês de março do ano de 2021, que já concede autorização à administração municipal para a realização de terraplanagens, aterros, escavações, construção de tanques de peixe, manutenção ou construção de represas e outros serviços.

Leia tambémPequenos agricultores temem “perseguição” e questionam Lei de Incentivo em Araputanga

Conforme observado por maioria dos vereadores, a Prefeitura Municipal não consegue atender toda a demanda dos pequenos agricultores familiares que necessitam do incentivo e seriam prejudicados se o novo Projeto de Lei proposto pelo gestor fosse aprovado. “Os produtores, com maior poder aquisitivo, iriam pagar e serem beneficiados”, observou o vereador Paulo César Francisco Xavier — Paulinho Gato (Republicanos), destacando que a modalidade de cobrança já foi questionada e suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

 

Favoráveis ao Projeto de Lei n.º 1.830/2022

Votaram favorável para a aprovação do novo Projeto de Lei proposto pelo prefeito para cobrança de combustível os vereadores Gilmar de Souza Silva — Gilmar do Tota (PDT), Ronaldo de Jesus Santos — Ronaldo das Botas (Republicanos), Sebastião Barbosa de Melo — Tião Barbosa (Solidariedade) e a vereadora Lindocreia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (Solidariedade).

 

Contrários ao Projeto de Lei n.º 1.830/2022

Os vereadores Paulinho Gato, Valdemir Correia de Melo — Correia do Povo (UB), Antônio Carlos Pereira da Cruz — Toninho Cabeleireiro (Republicanos), Ulisses Martins Ferreira — Ulisses Ferreira (PDT) e Sandra Lopes Ferreira — Sandra das Botas (UB) votaram contra a aprovação do novo Projeto de Lei, que foi rejeitado. 

 

Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


DESESPERO E PERSEGUIÇÃO

Ulisses Ferreira é denunciado por divulgar a criação do SMAF em Araputanga; juiz não vê irregularidade e arquiva a ação

Ao analisar a denúncia, o juiz eleitoral não vê irregularidade na notícia em que Ulisses Ferreira votou favoravelmente à doação de área para ações de equoterapia e à criação do Serviço Municipal de Acolhimento Familiar (SMAF).



INDIAVAÍ

Independência do Brasil será celebrada com Ato Cívico, apresentações escolares e desfile com a Banda do Exército Brasileiro

O evento será realizado na próxima terça-feira, 10 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica Arthur Mezanini a partir das 07h

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.