Os remédios podem encarecer entre 18% e 37% em Mato Grosso com aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aprovado pelos deputados do Estado, conforme informações do Sindicato das Farmácias. Outros produtos também poderão ficar mais caros. Empresários de vários setores disseram que vão repassar o aumento aos consumidores.
A reforma tributária do governo entrou em vigor neste mês e como o ICMS cobrado das empresas vai subir o consumidor deve sentir o impacto nos preços.
“Sabe quem vai pagar o imposto gente? É a dona de casa, contribuinte, é tudo repassado, é insano pensar que vai arrancar do cara que planta soja, da indústria do comercio é tudo repassado para o coitado que só faz para comer nesse país. Meia dúzia de rico e nós aqui querendo deixar o pobre mais pobre ainda ao invés de discutir desenvolvimento, industrializar. As atitudes nossas são covardes mal informadas, “ressaltou o deputado Xuxu dal Molin (PSC).
Além de encarecer os remédios entre 18% e 37%, os impactos da reforma tributária em Mato Grosso deve afetar vários setores do comércio. Construir ou reformar a casa, por exemplo, deve ficar de 6% a 20% mais caro a partir deste mês de janeiro.
O médico Dr. Gimenez, que é deputado referência em São José dos Quatro Marcos e representa a região Oeste de Mato Grosso, apesar de se declarar também representante do setor de saúde, juntamente com os deputados da base de sustentação ao governador Mauro Mendes, votou favorável a reforma tributária que resultou no aumento do ICMS.
Dos 24 deputados, votaram favoráveis:
Carlos Avallone (PSDB)
Dilmar Dal Bosco (DEM)
Dr. Eugênio (PSB)
Dr. Gimenez (PV)
Dr. João (MDB)
Eduardo Botelho (DEM)
Janaina Riva (MDB)
João Batista (PROS)
Max Russi (PSB)
Nininho (PSD)
Paulo Araújo (PP)
Romoaldo Júnior* (MDB)
Sebastião Rezende (PSC)
Thiago Silva (MDB)
Valmir Moretto (PRB)
Prof. Allan Kardec (PDT)
Clique AQUI e saiba mais
OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS
Dr. Gimenez está entre os deputados que votaram a favor do aumento de taxas do Detran
Deputado é considerado inimigo do funcionário público por votar aumento da previdência
Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.