logo

DESLIGAMENTO

Prefeito de Cáceres alega prejuízo ao justificar desligamento do Consórcio de Saúde

O gestor tentou se eleger presidente da Entidade e não conseguiu.


Por Redação Popular Online

img

Reprodução Web

Em entrevista a uma emissora de rádio da cidade, o prefeito de Cáceres, Francis Maris justificou o pedido de desligamento do município do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso - CISOMT.  “O município estava levando prejuízos, por isso determinamos a saída do Consórcio”, afirmou o prefeito.

O pedido de desligamento foi protocolado junto a entidade no dia 28 de dezembro de 2018. No dia 17 de dezembro, Francis Maris, através de sua vice, tentou disputar a eleição para presidente do Consórcio, para o biênio 2019/2020, sendo a eleição adiada pela sua ausência e remarcada para o dia 21/12. O prefeito cacerense desistiu da disputa. O prefeito de Curvelândia Sidinei Custodio da Silva e o prefeito de Figueirópolis d’Oeste, Eduardo Vilela, ambos do PSDB, foram eleitos presidente e vice-presidente da entidade.

O pedido de desligamento do município cacerense da entidade ainda não foi efetivado, uma vez que, o pedido de desligamento deve ser feito três meses antes a solicitação, conforme o regimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso - CISOMT. Diante da informação, o prefeito de Cáceres assinou minuta contratual pelo período de três meses,cujo prazo vencerá no mês de março desse ano.

O CISO-MT é responsável pela articulação e coordenação de compras de serviços, como: consultas, exames, cirurgias, e ainda o transporte de pacientes dos 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Francis garantiu que a decisão não irá causar problemas nos atendimentos de saúde, uma vez que todas as medidas estão sendo tomadas para que o Sistema não tenha falhas de atendimento.

Dentre as medidas anunciadas pela a Secretaria Municipal de Saúde, as mais urgentes tratam do credenciamento imediato de médicos de várias especialidades, assim que cessar o convênio com o Consórcio. Da mesma forma, segundo ele, está sendo providenciada a contratação de laboratórios que realizam exames e radiografias.

O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes, disse que a Secretaria de Saúde é grata ao Consórcio pelo período em que o município foi atendido, mas que Cáceres vive um outro momento, o de ousar mais com seus próprios processos. “Além de tornar mais rápido os atendimentos, vamos também economizar não tendo que gastar com taxas administrativas. Essa economia será aplicada em mais serviços para a população”, garante Tonny.

Em complemento às medidas de incremento na Saúde, o secretário anunciou que a Prefeitura vai convocar médicos especialistas aprovados no Concurso do ano passado e realizar um novo concurso neste ano, para médicos e outros profissionais das áreas. “O prefeito Francis já autorizou um novo concurso. Com todas as medidas que estamos tomando, nenhum munícipe terá prejuízo com a saída de Cáceres do Consórcio, ao contrário, será beneficiado”, garantiu.


POLÍCIA

PM encontra depósito de alimentos ligado a facção em Lambari D’Oeste

Material seria usado na montagem de 15 cestas básicas destinadas a famílias ligadas a criminosos


TENTATIVA DE ESTUPRO

Vizinho invade casa e tenta estuprar jovem de 22 anos em Porto Esperidião

o homem foi identificado como vizinho de infância da vítima.


SAÚDE PÚBLICA

Justiça afasta médico por atendimento inadequado em UBS de Mirassol d’Oeste

Decisão atende pedido da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério Público de Mato Grosso

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.