Ao classificar parte da população como irresponsável, mediante ao momento de pandemia, o prefeito de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), prometeu endurecer medidas contra aglomerações no município.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado em grupos de mensagens instantâneas — WhatsApp. “Vamos reunir o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e algumas medidas mais drásticas serão tomadas”, disse ao alertar que recentemente quatro pessoas perderam a vida em decorrência do novo vírus.
Enilson Rios lamentou as aglomerações ocorridas no Lago Azul e, segundo ele, até festas estão sendo realizadas em comunidades rurais. “Vamos definir medidas para que possamos, juntamente com a Polícia Militar, punir as pessoas que estão em aglomeração”, afirmou.
Leitos
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a taxa de ocupação no Estado está em 85,98% para UTIs adultos e em 43% para enfermarias adultos.
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde (MS) dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.