O prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), o vereador Ulisses Ferreira (PDT) e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), Willie Douglas Martes Ferreira, se reuniram na tarde desta sexta-feira, 23 de julho, com o Promotor de Justiça Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro.
A reunião, agendada em ação do vereador Ulisses Ferreira, foi para discutir sobre a preservação, recuperação, ampliação e proteção de nascentes das águas no município. “A escassez é uma realidade próxima preocupante e pode provocar, no futuro, a falta de água”, disse o vereador.
Durante a reunião o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Rural destacou a importância da ação, defendendo, além de arborização, a construção de curvas de níveis para ampliação da captação de água. “Existem nascentes em várias grandes propriedades particulares que necessitam desse trabalho”, observou Willie.
Para o prefeito Enilson Rios a parceria entre os poderes públicos e a Promotoria de Justiça é de suma importância. Ele também destacou a intenção de ampliar o trabalho nas pequenas propriedades rurais.
Defensor do meio ambiente, o promotor, doutor Emanuel Filartiga, destacou a necessidade da proteção e preservação das nascentes e a conscientização da população, por meio de campanhas educativas, envolvendo, além dos Poderes Executivo e Legislativo, os alunos e professores de unidades escolares e a Polícia Militar (PM).
Na ação de proteção, o Promotor de Justiça firmou compromisso de analisar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado anteriormente, entre o Ministério Público e donos de propriedades particulares, para iniciar as ações.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.