logo

Regional

Prefeitura de Quatro Marcos assume pagamento total de transporte universitário


Por Ferreira Júnior

img


A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria de Educação firmou compromisso com os universitários quatromarquenses, assumindo o pagamento total do subsídio do transporte universitário, conforme informações do prefeito Ronaldo Floreano dos Santos (PSDB).

"Para todos os destinos, seja para Araputanga ou para Cáceres, independente da faculdade, desde de o primeiro ano de nossa gestão, no ano passado, os universitários não
ronaldo falatêm nenhum custo, seja com transporte, combustível ou outro custo", disse o prefeito ao informar que pela primeira vez na história do município os universitários estão sendo transportados de forma gratuita pelo governo municipal.

Quanto a legalidade do pagamento, Floriano explicou que a Lei Orgânica do Município permite a aplicação de 1% (um por cento) dos recursos da educação para incentivo no ensino superior.

"Fizemos o cálculo e foi possível fazer isso. E como forma de beneficiar os motoristas, que estão trabalhando no transporte dos universitários, criamos uma ‘’Função Gratificada’’ com aprovação da Câmara Municipal e, além dessa Função Gratificada também concedemos auxílio aos motoristas, com adiantamento de viagem no valor de 800 reais mensais, para alimentação no período de atendimento noturno, que é uma atividade complementar a sua atribuição", esclareceu. 

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, que é professor, informou que a própria Legislação Federal e Estadual permite a utilização dos recursos, cabendo a cada município adequar à Lei Orgânica Municipal, podendo haver variações de percentual por município. "Isso foi uma decisão nossa, uma vez que quando fui estudante universitário quase que desisti de fazer faculdade por não ter condições de custear o transporte que era cobrado na época e sabendo que muitos não têm condições assumimos esse compromisso", finalizou.

O Prefeito Ronaldo Floreano está em Brasília e nos concedeu entrevista via telefone. Ouçam.



Em contado com a redação Popular Online, Anderson Álvaro Alves de Almeida, universitário que estuda em Araputanga informou que a Prefeitura de Figueirópolis d’Oeste também não cobra pelo transporte, disponibilizando ônibus com ar-condicionado e poltrona reclinável. O município de Porto Esperidião também assumiu o compromisso do pagamento total do transporte universitário.

Foto:Ilustração/Pei Fon





POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.