logo

SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.


Por Ferreira

img

Durante sessão realizada na noite da última segunda-feira, 30 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Paulo César de Araújo — Paulo Abrão (PSB) — criticou duramente o Governo do Estado ao justificar a situação caótica do setor de saúde no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).

 

“Quando você vai pra fora, ali para Cáceres, olha a fila que é, olha a dificuldade que é. Nós temos um dos estados mais ricos do Brasil, mas não tem saúde”, disse o presidente, que logo em seguida, na sua fala, apontou a omissão do Governo. “O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar.

 

A manifestação do vereador-presidente ocorreu após uma moradora apontar a situação considerada “desumana” no transporte de pacientes que realizam hemodiálise fora do município. Em vídeos e áudios compartilhados pelo WhatsApp, ela relatou a precariedade do atendimento e a ausência de profissionais de enfermagem durante os deslocamentos.

Matéria relacionada: Moradora de Araputanga aponta descaso com pacientes em transporte de hemodiálise; veja vídeo

Nas imagens, aparece um paciente de hemodiálise passando mal dentro de uma van, sem qualquer acompanhamento profissional, sendo socorrido por outro paciente. O apontamento gerou forte comoção. Em postagem no portal Araputanga News, moradores expressaram indignação e questionaram: “Cadê os vereadores da nossa cidade, que não acordam para a realidade que está acontecendo?”.

 

Visivelmente nervoso, Paulo Abrão tentou rebater a situação caótica divulgada pela moradora, com ataques à imprensa local.

— Leia também: Vereadores de Araputanga aprovam Verba Indenizatória de 60% e aumento acima de 75% em diárias

 

Assista à fala do presidente:


AGOSTO LILÁS

Clínica Psicológica Calmare reforça luta no mês nacional da proteção à mulher

Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.


R$ 185 MILHÕES

Polícia fecha cerco e desarticula grupo criminoso em operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...


AGÊNCIA REGULADORA

Diretores de saneamento têm até sexta-feira (15) para enviar dados sobre manejo de resíduos e limpeza urbana, informa AGERR Pantanal

Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.