logo

SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.


Por Ferreira

img

Durante sessão realizada na noite da última segunda-feira, 30 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Paulo César de Araújo — Paulo Abrão (PSB) — criticou duramente o Governo do Estado ao justificar a situação caótica do setor de saúde no município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).

 

“Quando você vai pra fora, ali para Cáceres, olha a fila que é, olha a dificuldade que é. Nós temos um dos estados mais ricos do Brasil, mas não tem saúde”, disse o presidente, que logo em seguida, na sua fala, apontou a omissão do Governo. “O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar.

 

A manifestação do vereador-presidente ocorreu após uma moradora apontar a situação considerada “desumana” no transporte de pacientes que realizam hemodiálise fora do município. Em vídeos e áudios compartilhados pelo WhatsApp, ela relatou a precariedade do atendimento e a ausência de profissionais de enfermagem durante os deslocamentos.

Matéria relacionada: Moradora de Araputanga aponta descaso com pacientes em transporte de hemodiálise; veja vídeo

Nas imagens, aparece um paciente de hemodiálise passando mal dentro de uma van, sem qualquer acompanhamento profissional, sendo socorrido por outro paciente. O apontamento gerou forte comoção. Em postagem no portal Araputanga News, moradores expressaram indignação e questionaram: “Cadê os vereadores da nossa cidade, que não acordam para a realidade que está acontecendo?”.

 

Visivelmente nervoso, Paulo Abrão tentou rebater a situação caótica divulgada pela moradora, com ataques à imprensa local.

— Leia também: Vereadores de Araputanga aprovam Verba Indenizatória de 60% e aumento acima de 75% em diárias

 

Assista à fala do presidente:


VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Das 28 vítimas de feminicídio em MT, apenas 2 tinham medida protetiva contra autor

De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.


SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.


PAPO DE BACIA

Diretora da AGERR Pantanal participará de podcast sobre qualidade da água

A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre como a regulação dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde pública, na preservação ambiental e no futuro das próximas gerações.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.