A professora de geografia Vanusa Irene Xavier Santos lançará no dia 15 de maio de 2024, no auditório da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP) em Araputanga , o livro “Formação territorial do Município de Araputanga – E suas mudanças socioespaciais”.
Segundo a escritora, a ideia da obra é fruto de um mestrado feito em 2017 na qual defendeu essa dissertação. “O desejo era tornar era dissertação em um livro para fonte de pesquisa e foi em 2023 que através da Lei Paulo Gustavo, um programa do Governo Federal que escrevi o projeto e fui contemplada e hoje terei a oportunidade de realizar esse sonho” disse emocionada a professora.
O exemplar conta a história do município desde à fundação até os dias atuais e envolve capítulos sobre os desafios enfrentados pela educação e o sentimento de pessoas que residem na cidade.
Vanuza diz que o principal motivo de ela ter pensado em escrever o livro foi a falta de material didático sobre a história do município e também para não deixar que a mesma caia no esquecimento, principalmente para os jovens.
— Leia também: Projeto "Muxirum" oferece oportunidade de alfabetização em Araputanga
“É um momento muito especial poder compartilhar com os araputanguenses o conteúdo deste livro. Sinto-me muito orgulhosa. Como em maio é aniversário da nossa cidade, escolhi essa data e fiz o convite para que os fundadores possam estar presentes para que eu possa presenteá-los pessoalmente”, afirmou.
O evento de lançamento do livro no dia 15 de maio será aberto gratuitamente a toda a sociedade araputanguense. Encerrando, a professora disse acreditar muito na educação, pois ela é fundamental na preparação de pessoas e reformação da sociedade, além de ser responsável pelo aumento de saberes e pela duplicação de destrezas para o exercício do indivíduo na sociedade, além do professor ter o papel de ascender sonhos e direcionar aprendizado.
Vanusa Irene Xavier Santos nasceu no dia 04 de agosto de 1971, em Gleba Paixão (Araputanga). Casada com Emerson Gomides dos Santos, mãe de Ruam Xavier Santos e Rana Xavier Santos. É filha de fundadores do município, sendo: Francisco Sobrinho Xavier e Altina Cândida Xavier, ambos que chegaram com suas famílias na década de 1960, contribuindo com a formação territorial de Araputanga.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Pressa e desatenção podem resultar em operações errados e na hora de pagar é preciso ter cuidado, independentemente do meio de pagamento.
A medida foi publicada na última quarta-feira 18/12.
Os mandados são cumpridos nas cidades de Lambari d'Oeste, Rio Branco, Cáceres entre outras.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.