Professores da Rede Municipal de Ensino de São José dos Quatro Marcos (a 310 km de Cuiabá) paralisaram as atividades nas salas de aula nesta terça-feira, 2 de agosto, para exigir o reajuste do piso salarial aos profissionais da área.
Conforme o professor Jurandir da Silva Mota, a categoria reivindica o reajuste de 33,24% estabelecido pela Lei n.º 11.738 de 16 de julho de 2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Segundo ele, a paralização ocorre após diversos diálogos com o prefeito, Jamis Silva Bolandin (Republicanos), que concedeu reajuste apenas de 13% aos profissionais. “Esse percentual foi a reposição concedida a todos os servidores públicos e gerou insatisfação da categoria que tem direito ao reajuste de 33,24% estabelecido por Lei”, observou.
Professor Jurandir Mota informou ainda que já houve vários diálogos e relatou que o argumento do prefeito municipal é de que se concedido o reajuste de 33,24% a administração pública irá extrapolar os limites de despesa total com pessoal, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Isso não cabe a gente definir como ele irá se adequar à lei, cabe a ele administrar e cumprir a Lei”, afirmou.
A paralização foi iniciada em frente à Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e os manifestantes se deslocaram até a Prefeitura Municipal e posteriormente se reuniram no prédio da Câmara de Vereadores. De acordo com a categoria, o prefeito Jamis Silva não apareceu no manifesto.
A paralização dos profissionais está prevista para ocorrer somente nesta terça-feira.
A redação do Popular Online tentou contato com o gestor municipal, Jamis Silva Bolandin, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.
Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Tribunal identificou possível sobrepreço, redução da competitividade e dúvidas sobre a necessidade da contratação em municípios do oeste de Mato Grosso.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão imediata de um pregão eletrônico de R$ 22,5 milhões da Prefeitura de Porto Esperidião destinado à compra de medicamentos, insumos hospitalares e manutenção de equipamentos da rede municipal de saúde. A decisão, publicada na noite desta segunda-feira (22), atinge diretamente a gestão do prefeito Odirlei Faria (PSDB), que terá...
Unidade em São José dos Quatro Marcos encerra atividades após crise financeira, deixando dívidas com funcionários e produtores de leite.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.