logo

Atualidades

Promotor destaca em palestra direitos das mulheres em relação a Lei Maria da Penha


img


Durante o 13º Encontro da Mulher Rural de Indiavaí, o Promotor de Justiça da Comarca de Araputanga, Luiz Fernando Rossi Pipino ministrou palestra sobre os direitos da mulheres em relação a Lei Maria da Penha.

Para ele, o grande desafio e a meta é trabalhar no plano da conscientização das mulheres sobre seus direitos e garantias. “É importante prevenir e alertá-las a respeitos dos efeitos nefastos da violência doméstica do homem contra a mulher”, afirmou.

Doutor Luiz Fernando destacou que a informação da agressão às autoridades são procedimentos necessários para que as mulheres possam assegurar seus direitos. “São medidas protetivas que a Lei Maria da Penha se utiliza, para afastar o agressor do lar, impedir que ele se aproxime da ofendida e ela tenha sempre resguardada a sua integridade física e moral”, afirmou.

Ele observou que a violência doméstica é um ciclo histórico em que o homem começa com ataques verbais, que posteriormente  são intensificados com a violência corporal. “Depois ele passa por um processo de arrependimento, passa a tratar a mulher bem, retoma esse ciclo e a mulher se sente sufocada, mas tem medo de abandonar a relação, muitas vezes pela dependência econômica, rompimento do laço afetivo, por uma série de fatores psicológicos de medo, temor e, cada vez mais prejudica sua saúde, principalmente moral”, disse.

O Promotor de Justiça enfatizou que para assegurar seus direitos é preciso que a mulher procure a Polícia Judiciária Civil, solicitando medidas protetivas. “Se ele descumprir as medidas de afastamento do lar, manter distância da mulher ele pode ser preso preventivamente por isso”, ressaltou que o problema é social e os familiares e vizinhos devem informar as autoridades competentes para medidas de proteção em favor da mulher vítima de violência doméstica.

Foto: Adevanir Martins


ABASTECIA 2 FACÇÕES

“Doutor”, advogado, é apontado como líder de esquema de R$ 100 milhões em drogas em MT

Um morador de Cáceres recebeu R$ 6 milhões em sua conta em 2024, o que chamou a atenção da polícia, já que ele trabalha perfurando poços e vive em uma casa humilde.


PROTAGONISMO FEMININO

Negócios comandados por mulheres prosperam e ganham cada vez mais espaço no mundo empresarial

Por meio de soluções financeiras adequadas à sua realidade, elas contam com apoio do Sicredi para fortalecer e expandir as empresas, e gerar emprego e renda nas comunidades


CULTURA E LAZER

1ª Mostra Cultural do CRAS de Indiavaí acontece sexta-feira (5) na praça central

O evento reunirá apresentações artísticas, exposições artesanais e feira livre aberta ao público, a partir das 19h.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.